sexta-feira, setembro 20

Diretores visitam novo laboratório de aerogeofísica


O diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto, visitou nesta quinta-feira (19/9), em Brasília, o Laboratório de Processamento e Interpretação de Dados de Aerogeofísica de alta Resolução, que se encontra em fase final de instalação. O novo espaço inclui modernos equipamentos computacionais com alto poder de processamento e resolução. Tem como principal objetivo fornecer produtos de interpretação aerogeofísica, de alta qualidade, para agregar valor ao imenso conjunto de dados de alta resolução levantados pela CPRM nos últimos anos (quase a totalidade do território nacional, excetuando as bacias sedimentares, foram investigados por aeromagnetometria e aerogamaespectrometria).

Barretto foi acompanhado pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura, do chefe do Departamento de Recursos Minerais, Francisco Valdir Silveira e de pesquisadores que trabalham no laboratório.

Segundo diretor Roberto Ventura a ideia é instalar uma rede de laboratórios de referência em regiões estratégicas para dar suporte à nova metodologia de mapeamento geológico da empresa.  Está prevista a instalação de laboratórios em Salvador, Rio de Janeiro e Natal. “Nesses laboratórios vamos processar e interpretar dados geofísicos que serão integrados aos mapeamentos geológicos. Esse laboratório vai atender a demanda da região Centro Oeste”, explica o diretor. 

Além de reunir equipamento de ponta, oito pesquisadores irão trabalhar no laboratório analisando e interpretando dados e imagens de aerogeofísica de alta resolução.