quarta-feira, setembro 18

Curso aborda enchentes, alagamentos e inundações

Éber Pinto explica os conceitos de enchentes,
 inundações e alagamentos

O curso de capacitação para prevenção e gerenciamento de riscos de desastres naturais, que está sendo ministrado aos técnicos de defesas civis de várias regiões do estado de Minas Gerais, abordou, nesta quarta-feira (18/09), temas como hidrologia – dinâmica fluvial e monitoramento de cheias; gerenciamento de áreas de risco; mapeamento e gestão de áreas de risco em Belo Horizonte; e plano municipal de redução de riscos.


No período da manhã, a programação do dia foi ministrada pelos pesquisadores em Geociências da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), Éber Pinto, Elizabeth Davis e Artur Matos. Em sua aula, Éber trabalhou com os conceitos de enchentes, cheias e inundações, e detalhou quais as medidas estruturais e não estruturais devem ser adotadas visando ações capazes de prevenir e/ou mitigar os eventos naturais ou provocados pela ação do homem. Após, Elizabeth Davis falou do Sistema de Alerta de Cheias do Rio Doce, operado pela CPRM há 16 anos. Finalizando as aulas da parte da manhã, Artur Matos demonstrou como é realizada a parte prática do sistema de alertas do Doce, os equipamentos utilizados e apresentou o novo sistema computacional para o alerta hidrológico adotado pela CPRM.

No período da tarde, o supervisor de normatização e monitoramento da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), geólogo Saulo Godinho da Fonseca, mostrou as iniciativas da Urbel no mapeamento e gestão de áreas de risco em Belo Horizonte.

Saulo Fonseca fala das ações de prevenção
 realizadas em Belo Horizonte
O curso está sendo realizado por meio de parceria entre o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Defesa Civil de Minas Gerais, no período de 16 a 20 de setembro, no Auditório Espaço Multimídia da Superintendência Regional de Belo Horizonte da CPRM (Sureg-BH).

A coordenação é do geólogo Jorge Pimentel, do Departamento de Gestão Territorial (Deget-CPRM) e tem como instrutores: Carlos Eduardo Osório Ferreira, pesquisador em Geociências do Deget - Escritório do Rio de Janeiro da CPRM; Márcio de Oliveira Cândido, gerente de Hidrologia e Gestão territorial Sureg-BH; os pesquisadores em Geociências da Sureg-BH, Éber José de Andrade Pinto, Elizabeth Guelman Davis, Artur José Soares Matos e Anselmo de Carvalho Pedrazzi; e a pesquisadora em Geociências Andrea Fregolente Lazaretti, da Sureg-SP.