terça-feira, agosto 6

Sistema de Informações de Águas Subterrâneas está sendo reestruturado

O chefe da Hidrologia, Frederico Peixinho, durante abertura

O Departamento de Hidrologia (Dehid) iniciou ontem (05/8) no escritório do Rio de Janeiro, treinamento do novo programa do Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (Siagas) no módulo de entrada de dados. O novidade é que o programa opera em diversos sistemas operacionais. Os técnicos selecionados para receber o treinamento representam as quatro regiões do país – Amazônia, Nordeste, Sudeste e Sul. O curso está sendo ministrado por uma empresa especializada em sensoriamento remoto e geoprocessamento, que desenvolveu o software em parceria com a CPRM.

Durante a abertura do curso, o chefe do Dehid, Frederico Peixinho, informou que o Siagas passa por total reformulação. Peixinho explicou que o Siagas é constituído de três módulos: entrada de dados, Siagas Web e análise/interpretação de dados. “Nessa lógica, fizemos uma mudança de plataforma em relação ao Siagas Web. E agora estamos trabalhando para alterar a plataforma de entrada de dados. Além disso, estamos nos preparando para a mudança do terceiro módulo”. Segundo o chefe do Dehid, essa proposta atende uma norma do Governo Federal que exige programas em sistemas livres.


Técnicos de diversas unidades regionais participam do curso
O treinamento está sendo coordenado pelo engenheiro de minas, Josias Lima (Sureg/RE) e será encerrado hoje. Participam do curso os geólogos Roberto Kirchheim (Sureg/PA); Cristiane Neres (Sureg/SA); Cláudia Almeida (Sureg/BH); Hilton Diógenes (Sureg/MA) e o analista em geociências Ricardo Villafan (ERJ).