sexta-feira, agosto 30

Geólogos da CPRM ministram aula prática sobre áreas de risco no Ceará


Instrutores, técnicos da Residência da CPRM de 
Fortaleza e alunos em atividade de campo

Uma equipe do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) realizou uma visita ao município de Maranguape, no Ceará. A viagem, monitorada pelos instrutores do curso “Capacitação de Técnicos Municipais para a Prevenção e Gerenciamento de Riscos de Desastres Naturais”, realizado de 26 a 30 deste mês, teve como objetivo o exercício prático de campo em áreas de risco de escorregamentos e inundações acompanhado de aula de utilização de GPS.

Observação de área de risco sujeita a enchentes
 e inundações
Os geólogos Jorge Pimentel, Ricardo Brandão, Carlos Osório e Luis Carlos Freitas deram uma aula prática de reconhecimento geológico/geotécnico e avaliação da situação de vários pontos situados na serra de Maranguape, observando áreas sujeitas a inundações e a geologia ao longo do trecho percorrido na subida da serra. Os instrutores do curso identificaram diversas situações potencialmente sujeitas a eventos de desastres naturais que podem ser agravadas pela ocupação desordenada da população. Ao final, técnicos da Residência de Fortaleza da CPRM ensinaram os alunos a utilizar aparelhos de GPS como equipamento auxiliar no mapeamento de áreas de risco.

Subida da serra: análise de talude sujeito a
 escorregamento
Com as aulas teóricas e atividade prática de campo, os alunos foram capacitados para identificar, caracterizar e tomar decisões visando soluções que previnam e reduzam os danos resultantes dos processos decorrentes de desastres naturais, principalmente dos escorregamentos, assoreamentos e inundações, que muitas vezes causam a perda de vidas humanas e provoca danos materiais.

O curso, que contou com a participação de cerca de 80 técnicos municipais de defesa civil do Ceará, visa o cumprimento das metas do “Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais” do Governo Federal, cujo objetivo é executar o mapeamento de áreas de risco em 821 municípios até o final de 2014.  


Área de risco de enchentes e deslocamento de rochas
Técnico da CPRM ensina como utilizar o GPS