segunda-feira, agosto 19

Estudantes da UFRRJ realizam atividades de campo em visita à Litoteca de Caeté

Eduardo Marques fala sobre técnicas de prospecção
 e mapeamento geoquímico
Sob a coordenação do professor Francisco José da Silva, do Departamento de Geociências da UFRRJ, alunos do 9º período de Geologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) visitaram, no período de 12 a 14 de agosto, a Litoteca Regional de Caeté, da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH). 


Visita a uma das galerias da antiga mina 
de ouro Juca Vieira
As atividades dos alunos começaram no dia 12, na litoteca, onde conheceram o acervo e tiveram uma prática de análise de testemunhos do antigo projeto Palmeirópolis, que contém importantes amostras de depósitos de sulfetados.

Bateamento de material coletado da área da antiga 
mina e do próprio riacho
No dia 13, na parte da manhã, os estudantes assistiram uma palestra apresentada pelo pesquisador em Geociências e geoquímico Eduardo Marques, da Sureg-BH. A palestra tratou de técnicas de prospecção e mapeamento geoquímico. Marques abordou tópicos teóricos e apresentou exemplos de práticas realizadas pela CPRM. À tarde, o grupo conheceu a mina de ouro Juca Vieira, já desativada, onde realizaram atividades de coleta de material da própria mina, além de coleta de material em um riacho próximo, fazendo bateamento dos materiais coletados.


No último dia, 14/08, ocorreu atividades de campo, para conhecimento de afloramentos-chave da região do quadrilátero ferrífero no entorno de Caeté. A atividade foi coordenada pelo geólogo Sérgio Lima, que possui vasta experiência em mapeamento na região, e contou com a participação do gerente de Geologia e Recursos Minerais da Sureg-BH, Márcio Silva, e do geoquímico Eduardo Marques.