quinta-feira, agosto 15

Aniversário de 44 anos destaca trabalho e dedicação dos profissionais da CPRM

Mesa de autoridades na abertura da cerimônia
A solenidade comemorativa do 44º aniversário da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) realizada na manhã desta quinta-feira (15/8), em Porto Alegre, foi marcada por discursos e depoimentos de reconhecimento ao trabalho e dedicação dos profissionais que geram e difundem o conhecimento geológico do Brasil. Na ocasião, colaboradores da Superintendência Regional de Porto Alegre foram homenageados pelos anos de relevantes serviços prestados.

O diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto abriu o evento destacando as mudanças que aconteceram na empresa desde sua criação, no dia 15 de agosto de 1969, pelo Decreto-Lei nº764. “Essa data é um momento importante para fazermos uma avaliação de como era a empresa e onde estamos atualmente. Comemorar as conquistas, mas principalmente planejar nosso trabalho para enfrentar novos desafios e escrever mais uma página da história”, afirmou Barretto.

Mara Lúcia Rozvadoski recebe homenagem 
do diretor-presidente
“Completamos 44 anos com a certeza de dever cumprido até aqui. Nesses anos, todos fizeram um trabalho sério que hoje é reconhecido pela sociedade e pelo governo. Nada disso seria possível se não fosse a capacidade da equipe em realizar os projetos propostos. Temos servidores altamente qualificados que desenvolvem atividadescom total responsabilidade. Uma equipe séria e eficiente”, disse o diretor-presidente.

O ministro de Minas Energia, Edison Lobão elogiou “os extraordinários serviços prestados pela CPRM para a geologia brasileira”. “A empresa é de fundamental importância para o Brasil, tem a incumbência de mapear as riquezas nacionais do subsolo e apresentar ao Governo Federal os relatórios e resultados. Esse trabalho é elogiado no mundo inteiro pela precisão e pela qualidade dos técnicos”, afirmou o ministro Lobão no vídeo que gravou especialmente para a data.

O ministro citou a importância do novo marco da mineração e o papel da CPRM. E finalizou cumprimentando os técnicos e servidores da CPRM. “Vocês serão sempre o apoio e a vigilância, e terão sempre a solidariedade do Ministério de Minas e Energia na execução de suas tarefas.

 Participantes do evento em Porto Alegre
Entre os participantes da solenidade, os diretores da CPRM, Eduardo Santa Helena, Antonio Bacelar, Thales Sampaio e Roberto Ventura, o Superintende Regional de Porto Alegre, José Leonardo Andriotti, o Secretário de Estado da Habitação e Saneamento, representando o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro,Guilherme Barbosa e o superintendente do DNPM/RS, Sérgio Bizarro Cesar, além de outras autoridades e convidados.


O secretário Guilherme Barbosa falou sobre a importante troca de informações entre o governo estadual e a CPRM. “Aprendemos e aproveitamos muito o trabalho da empresa. A perfuração de poços é uma atividade essencial”, informou.

O superintendente Andriotti relembrou a década de 70 e destacou a força da CPRM de adaptação e superação de obstáculos. “Fornecemos dados para vários ministérios e órgãos. A gente não tem medo dos desafios, enfrentamos.”