terça-feira, agosto 27

CPRM apresenta resultados das Cartas de Interpretação e Integração Geofísica-Geológica

Maria Laura apresenta os principais projetos na
área de geofísica da CPRM
A chefe da Divisão de Geofísica da CPRM, Maria Laura, participou, nesta terça-feira (27/8), do Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação em Geofísica, realizado no Congresso Internacional de Geofísica, no Rio de Janeiro.  Ela apresentou as principais linhas de atuação dessa área de conhecimento na CPRM. Segundo ela, o objetivo dos projetos aerogeofísicos busca “auxiliar o mapeamento geológico e selecionar alvos para prospecção mineral”.

Maria Laura destacou em sua apresentação a importância das universidades ofertarem disciplinas com ênfase na correlação geológica-geofísica. Para ela, outra linha de ação seria estimular a formação de geofísicos para atuarem na prospecção mineral. Após o debate, Maria Laura conversou com exclusividade com o Informe CPRM. Confira a entrevista.

Informe: Qual a importância da geofísica aplicada na geologia?

 Maria Laura: O conhecimento geológico-geofísico do território brasileiro é instrumento indispensável para o planejamento e para a implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável dos recursos minerais, energéticos e hídricos do país.

Informe: Qual novidade a CPRM apresenta em seu estande durante o congresso?

Maria Laura: Vamos apresentar os resultados das Cartas de Interpretação e Integração Geofísica-Geológica da CPRM. Trata-se de um projeto piloto, com o objetivo de fornecer subsídios ao conhecimento geológico através da análise prévia dos dados aerogeofísicos (magnetometria e gamaespectrometria) existentes numa área a ser mapeada.

Informe: Qual avaliação a senhora faz desses projetos-piloto?

Maria Laura: Foram definidas cinco áreas para os projetos piloto, distribuídas em diversas regiões do território brasileiro, levando-se em consideração a existência de dados aerogeofísicos de qualidade e o baixo conhecimento geológico. A avaliação é de que podemos planejar viagens de campo para verificações de anomalias com objetivos específicos, diminuindo, assim, o tempo na elaboração do produto final.

Informe: Em que locais esses projetos estão sendo executados e quais profissionais são responsáveis para executá-los?

Maria Laura: Folha Patos, Roberto Gusmão de Oliveira; Folha Rio Mapuera, João Batista Freitas de Andrade; Projeto Sucunduri, Diogo Alves de Sordi; Projeto Tocantins, Marcus Flávio Nogueira Chiarini e Projeto Bonito - Porto Murtinho, Luiz Gustavo Rodrigues Pinto.  Em cada projeto um geofísico foi responsável pela interpretação dos dados aerogeofísicos e, juntamente com a equipe de geólogos das unidades regionais da CPRM envolvidas nos projetos, foi feita a elaboração da Carta Geofísica-Geológica final.

Informe: Qual a perspectiva dessa área de conhecimento no Brasil?

Maria Laura: As perspectivas futuras para os novos levantamentos aerogeofísicos a serem executados pela CPRM incluem o recobrimento de todo o pré-cambriano brasileiro até o fim de 2014 com aeromagnetometria e aerogamaespectrometria de alta resolução, bem como a execução de novos levantamentos aéreos gravimétricos e eletromagnéticos em áreas pré-selecionadas. Destaca-se, também, no ano de 2013, a execução do Levantamento Aerogravimétrico Carajás, como ferramenta de apoio ao mapeamento geológico. Da mesma forma, com o objetivo de pesquisa para depósitos minerais metálicos, foram realizados no ano de 2012 os Levantamentos Eletromagnéticos Rio das Velhas e Nova Redenção, nos estados de Minas Gerais e Bahia.

Informe: Qual o perfil do profissional que trabalha na área de geofísica da empresa?


Maria Laura: Atualmente, a CPRM possui 22 Pesquisadores em Geociências na área de Geofísica, com graduações em Geologia, Geofísica e Engenharia de Minas. Com a realização do último Concurso Público, em agosto de 2013, a CPRM irá contratar 28 profissionais, com graduações em Geologia, Geofísica e Engenharia Geológica.