quarta-feira, julho 3

Superintedência de Belo Horizonte recebe orientação sobre direção defensiva e combate a incêndios

Cabo Paulo Lima ensina como manusear o
equipamento contra incêndio
Duas palestras deram sequência à Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), que ocorre no período de 1 a 5 de julho na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH). 

A primeira, realizada na terça-feira (02/5), debateu com os empregados da Sureg como se comportar no dia a dia do trânsito. O tema abordado foi “Direção Defensiva”, apresentado pelo palestrante do Detran-MG, Gastão Soares Oliveira.

Oliveira explicou que o primeiro passo para se evitar acidentes de trânsito consiste no condutor “conhecer a si mesmo” (citando o filósofo Sócrates), como sendo o marco inicial da harmonização e comportamento seguro. Falou das normas de trânsito estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e fez várias reflexões sobre conduta dos motoristas a educação no trânsito.

A segunda ocorreu na parte da manhã desta quarta-feira (03/7). O assunto tratou dos “Métodos de Prevenção de Combate a Incêndio”, em palestra ministrada pelo cabo Paulo Lima, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

Gastão Oliveira fala sobre direção defensiva
Em sua exposição, Lima explicou as diferenças entre fogo e incêndio, os diversos tipos de causas do incêndio e as técnicas corretas de combate. Também falou dos equipamentos de prevenção, controle e combate aos incêndios e a maneira correta de manuseá-los.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) é uma promoção da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Sureg-BH.