segunda-feira, julho 1

Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho promove palestras em Belo Horizonte e Caeté

Com o lema “Segurança é preservar a vida”, começou nesta segunda-feira na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), a Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). O evento, que ocorre de 1 a 5 de julho tem como objetivo conscientizar e orientar os empregados da Superintendência da importância de saber prevenir os problemas que afetam o dia a dia dos trabalhadores.

A abertura, realizada pelo membro da Comissão de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Cipa) Alisson Amorim, contou com a presença do superintendente Marco Antônio Fonseca, que ressaltou a importância da parceria desenvolvida entre a Cipa ea Sureg-BH, tanto em Belo Horizonte quanto em Caeté, que busca proporcionar um ambiente saudável e adequado para um melhor exercício das atividades no dia a dia na empresa. Também participou da abertura a gerente de Administração e Finanças, Lindinalva Felippe, ressaltando o empenho da Gerafi  no atendimento das demandas da Cipa.

Espaços Psíquicos

A primeira palestra da Sipat, realizada ontem, 01/07, trouxe o tema: “Espaços Psíquicos – Relacionando no dia a dia”, apresentado pela psicóloga Jacqueline Barcellos. A palestra procurou mostrar as experiências adquiridas ao longo da vida e que interferem nas nossas relações, definidas a partir de três níveis: espaço intrasubjetivo, no qual nos relacionamos com nossos internos; espaço intersubjetivo, onde a presença do outro é inexorável e condiciona a percepção da própria existência obtendo-se nessa relação a forma de ser sujeito; e espaço transubjetivo, que é o sociocultural que nos marca e nos atravessa.

A partir de indagações aos empregados da Sureg-BH, ela identificou as diversas visões e interpretações, mostrando que lidamos com os sentimentos e percepções de diferentes maneiras e de acordo com o estado emocional e racional diante da nossa realidade. Trabalhar esse espaço psíquico é fundamental para que as pessoas tenham consciência delas próprias e das suas relações cotidianas.

Caeté

A Sipat também promoverá duas palestras em Caeté, amanhã, na quarta-feira, 03/07. A primeira, na parte da manhã, o tema será sobre animais peçonhentos, apresentado por Thais Helena Saraiva, da Fundação Ezequiel Dias; a segunda, à tarde, o tema será “Prevenção e Combate a Incêndios”, apresentada pelo especialista Wilson Eugênio.

A Cipa/Sureg-BH tem como membros: Amanda Socorro, Alisson Amorim, Érica Emiliana, Marcos Cristóvão, Marlon Coutinho, Márcio Augusto e Keli Pedrosa (Caeté).

Palestras em Belo Horizonte

Segunda-feira: 01/07/2013 - 14h30
Abertura da SIPAT/2013.
Palestra: “Espaços Psíquicos – Relacionando no dia a dia”.
Palestrante: Psicóloga Jacqueline Barcellos.

Terça-feira: 02/07/2013 -14h30
Palestra DETRAN-MG: "Direção Defensiva".
Palestrante: José Gastão Soares Oliveira.

Quarta-feira: 03/07/2013 - 09h
Palestra Corpo de Bombeiro: "Métodos de Prevenção de Combate a Incêndio".
Palestrante: Cabo Paulo Lima

Quinta-feira: 04/07/2013- 9h30
Palestra: "Alimentação Saudável no Trabalho".
Palestrante: Nutricionista Andrezza do Carmo Martins

Encerramento da Sipat

Sexta-feira, 05/07/2013- 9h30
Apresentação do Coral SUREG/BH.

Resultado da Eleição da CIPA 2013/2014 e Encerramento da SIPAT/2013.