sexta-feira, junho 14

Sistema vai acompanhar o andamento das despesas por centro de custo

Reunião discutiu a implantação do SIC na CPRM
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) é o primeiro órgão da administração indireta que irá utilizar o Sistema de Informações de Custos (SIC) implantado pelo Governo Federal para acompanhamento dos custos de seus projetos e programas de trabalho constantes na Lei Orçamentária Anual (LOA). O Sistema foi desenvolvido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) em parceria com Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e demais órgãos do Governo Federal, para inovar no acompanhamento das informações patrimoniais da Administração Pública Federal.


A novidade é que o SIC vai reforçar ainda mais a cultura de controle de custos da empresa, pois possui interface com o SIAFI gerando informações consistentes. O diretor de Administração de Finanças, Eduardo Santa Helena, destaca a importância da iniciativa. Para ele, o SIC além de ajudar na prestação de contas é um instrumento que dá consistência, confiabilidade e mais transparência na gestão dos gastos públicos da empresa. “Essa parceria com a Secretária do Tesouro Nacional contribui para o fortalecimento de nossos controles internos, eficiência e transparência na prestação de contas desses gastos”, avalia o diretor.

O Departamento de Contabilidade, Orçamento e Finanças (Decof) já está trabalhando na análise dos dados e na consistência do SIC. “A previsão é que em julho de 2013 já tenhamos relatórios do primeiro semestre sobre cada despesa realizada pela empresa por Centro de Custo”, informa o chefe do Decof, Roberto da Silva Malafaia, que está coordenando a equipe responsável pela utilização do SIC no âmbito da CPRM.

Segundo Malafaia, a CPRM sempre teve a cultura de controlar suas despesas por intermédio de custos, agora com o SIC, a empresa vai aperfeiçoar ainda mais esse controle. “Os chefes de Departamentos vão receber relatórios mensais sobre o andamento das despesas de seus respectivos projetos”, destaca. Outra vantagem explica Malafaia, é que, ficará mais fácil acompanhar as despesas orçadas no Sistema de Gestão de Projetos (SGP), responsável por gerenciar os projetos que estão sendo executados pela empresa. 

O SIC permitirá que informações patrimoniais sejam identificadas, registradas e divulgadas através dos lançamentos e demonstrativos contábeis. De acordo com Suliman Tadei de Souza, assistente do Decof, o Sistema vai ajudar a racionalizar o trabalho dos diversos departamentos. “O SIC trabalha em conjunto com o SIAFI essa interação ajuda a evitar falhas gerando dados mais consistentes”, explica. Outra vantagem do SIC é que as despesas serão apropriadas no Centro de Custo correto. “Isso irá facilitar a prestação de contas e a análise para orçar novos projetos semelhantes”, destaca Suliman.