quinta-feira, junho 20

Secretário Carlos Nogueira destaca importância da CPRM com o Marco Regulatório

O secretário da SGM/MME, Carlos Nogueira e o
 diretor-presidente Manoel Barretto
O secretário de Geologia Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia, Carlos Nogueira participou nesta quarta-feira (19/6), de encontro com diretores da CPRM, superintendentes, chefes de Residências e de departamentos. Na ocasião, o secretário explicou os detalhes da proposta do Marco Regulatório do setor mineral, encaminhado ontem pelo governo ao Congresso Nacional.

Diretores Antonio Bacelar e Thales Sampaio
O secretário falou da importância da CPRM com o Marco Regulatório do setor para alavancar o desenvolvimento da mineração. “A partir de agora estamos caminhando para uma nova fase, a CPRM terá papel fundamental nesse processo”, destacou. Segundo Nogueira, o texto no novo Marco traz melhorias para dinamizar o trabalho da empresa. “Queremos incentivar os investimentos na pesquisa de lavra e estimular a concorrência no setor mineral”, explicou.

O diretor-presidente, Manoel Barretto abriu o evento saudando os representantes das unidades da CPRM nos estados e os funcionários da empresa em Brasília. “Esse momento pretende debater internamente o Marco Regulatório, vamos estabelecer metas e projetos e definir nosso cronograma”, afirmou Barretto. Agradeceu a disponibilidade do secretário Carlos Nogueira e dos assessores do Ministério que foram detalhar o Marco e explicar como será a inserção da CPRM.


Apresentação do diretor Roberto Ventura
“É importante reafirmar que a CPRM vai continuar com as atividades do serviço geológico que já desenvolve. E agora temos mais uma função, um grande desafio. O concurso mostra que queremos aumentar nossa equipe e fortalecer as unidades”, explicou o diretor-presidente.

“E preciso internalizar esse momento que a CPRM passa. Hoje no governo não há dúvidas sobre a capacidade da CPRM em enfrentar os novos desafios. A empresa possui um corpo técnico altamente qualificado”, afirmou o secretário Nogueira.
  

Participantes do evento
Conselho de Política Mineral – Segundo o secretário, o conselho vai propor medidas para o planejamento da atividade de mineração e o aproveitamento dos recursos minerais. O órgão vai assessorar a Presidência da República nas questões relativas à mineração. Nogueira explicou ainda os modelos de licitação e autorizações para exploração dos recursos minerais.