quinta-feira, junho 20

Pesquisadores da CPRM completam treinamento de Interferometria com imagens de RADAR

O professor Jürgen Langenwalter, 
ministrou as aulas para a equipe da CPRM
O treinamento para capacitar técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) a utilizar nova tecnologia de Interferometria, com base no tratamento de imagens SAR (SyntheticAperture Radar), acaba de ser concluído este mês. Pesquisadores que atuam na área de geologia de engenharia e riscos geológicos realizaram no escritório do Rio de Janeiro, no período de 03 a 14 de junho, a última etapa do curso. A metodologia consiste na análise e tratamento digital de um conjunto de imagens de radar para detectar movimentações e alterações na superfície do terreno que possam evoluir para deslizamentos ou processos de subsidência.


O geólogo Jorge Pimentel e o engenheiro 
agrônomo Edgar Shinzato coordenaram o curso
Com o curso, os profissionais da CPRM terão maior capacidade de interpretar os dados para geração de mapas previsionais a movimentos de massa e afundamentos de terreno, com a finalidade de antecipar ações preventivas relacionadas aos desastres resultantes de processos geológicos. O professor Jürgen Langenwalter, especialista em sensoriamento remoto ministrou aulas teóricas e práticas para o grupo de pesquisadores. “Trabalhamos com oito aulas teóricas, depois duas aulas práticas em Nova Friburgo (RJ). Nesta última etapa, trabalhamos mais dez aulas teóricas com imagens colhidas no município”, explica o especialista.

O curso foi coordenado pelo engenheiro agrônomo Edgar Shinzato e o geólogo Jorge Pimentel. Para Shinzato, o curso abriu uma porta de conhecimento para os técnicos. “Se algum pesquisador for demandado para algum conhecimento nessa área em qualquer parte do mundo, ele estará por dentro do assunto”, disse. Segundo ele, o treinamento será de grande importância para os mapeamentos de áreas de risco e suscetibilidade.

O coordenador nacional da área de geologia de engenharia e riscos geológicos, Jorge Pimentel, destacou que os pesquisadores da CPRM são técnicos com o diferencial do conhecimento de uma tecnologia de ponta, onde o mesmo técnico que realiza o trabalho de campo tem a capacidade de utilizar Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e sistemas de tratamento de imagens de Radar. “Cada etapa de capacitação consiste em um novo degrau alcançado. Mas a história não se encerra aqui, esse novo conhecimento torna cada um dos técnicos que participaram do curso, especialista no assunto”, destaca. De acordo com Pimentel a CPRM está ampliando sua  capacidade em atender às necessidades da sociedade.


Pesquisadores que atuam na área de geologia de engenharia 
e riscos geológicos de diversas unidades regionais
De acordo com o geólogo, o esforço da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT) em ampliar a capacitação da sua equipe técnica, terá continuidade em outros cursos e atividades envolvendo os técnicos que não participaram desta etapa de treinamento. O curso de Interferometria é uma iniciativa DHT, por meio do Departamento de Gestão Territorial (Deget) e busca ampliar a capacitação de toda equipe de técnicos, que inclui pesquisadores de outras diretorias envolvidas nos trabalhos de geologia de engenharia e riscos geológicos.