terça-feira, junho 11

Encontro no Rio de Janeiro discute geologia do quaternário e mudanças ambientais

Reunião sobre geologia do quaternário
 e mudanças ambientais
A Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT) promoveu encontro que reuniu renomados pesquisadores para debater sobre a geologia do quaternário e mudanças ambientais. Entre os presentes estavam pesquisadores  da DHT, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e da Universidade Federal do Paraná ( UFPR).


Na ocasião o diretor Thales Sampaio destacou a importância de se ampliar os estudos sobre esse período. “O planeta passou por diversas variações ao longo de milhares de anos. É preciso ter atenção especial para entender a geologia do quaternário e seus aspectos ambientais no campo das geociências”, disse Sampaio, ressaltando que a CPRM pode atuar como moderadora nas discussões sobre o assunto.  

Para o pesquisador João Wagner de Castro, do Museu Nacional da UFRJ, a CPRM tem um papel fundamental nas discussões, uma vez que, reúne geocientistas com expertise para realizar estudos sobre o assunto.  “O clima muda como o tempo geológico, de forma lenta e gradual. E a CPRM pode ajudar a alavancar pesquisas para se conhecer mais sobre o quaternário”, afirmou Castro.


Pela CPRM participaram também do encontro, o chefe do Departamento de Gestão Territorial (DEGET), Cassio Roberto da Silva, os geólogos Paulo  Branco e  Valter Marques  do  DEGET,  e  Rafael Costa da Silva, da Divisão de Paleontologia;  Kenitiro  Suguio   e Ricardo Felício da USP; Paulo César Soares da UFRJ  e  o consultor Geraldo Lino.