quarta-feira, junho 26

Diretor-presidente visita perfuração de poços da Bahia




O diretor-presidente com equipe técnica


O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto, visitou canteiros de obras das perfurações dos poços estratégicos de combate à seca que estão sendo perfurados pela CPRM nos municípios de Canudos e Euclides da Cunha, na Bahia. Barretto inspecionou o andamento das obras e o trabalho que está sendo realizado por empresas contratadas. Os poços visam atender à população afetada pela seca no Nordeste e criar sistema de abastecimento para garantir a oferta de água na região.


O diretor-presidente visitou canteiros de obras 
onde a CPRM está perfurando poços 
Os dois  primeiros poços na Bahia estão sendo perfurados nas Bacias Tucano Norte e Central.  No total serão 20 poços de alta vazão, entre 400 e 700 metros de profundidade, com capacidade para  extrair  até 100 metros cúbicos de água por hora. Eles estão sendo instalados em áreas estratégicas de bacias sedimentares. “O objetivo desses poços é abastecer imediatamente a população que necessita de água através de caminhões pipa”, destacou Barreto.

Segundo o diretor-presidente serão investidos R$ 42 milhões para implantação de poços em municípios dos estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Piauí.  O trabalho faz parte das ações do governo para ampliar a oferta de água para o consumo humano em regiões do Nordeste assoladas pela seca.  A CPRM tem o desafio de perfurar e instalar além dos 20 poços, outros 100 poços nas rochas cristalinas. Além disso, também vai revitalizar 100 sistemas de abastecimento.

Barretto  inspeciona amostras de calha 
colhidas durante a perfuração

Durante a visita o diretor-presidente estava acompanhado do gerente de hidrologia da Superintendência de Salvador, geólogo Gustavo Carneiro, e do geólogo Amilton Cardoso, e engenheiro de minas Ari  Teixeira, da Superintendência de Recife, além das equipes técnicas das empresas contratadas para realizar o trabalho. 
Na cabine de comando da sonda, Barretto observa  
a operação  de revestimento do tubo 
Conferindo as propriedades do fluido 
de perfuração