sexta-feira, junho 14

CPRM realiza medição de rios da Paraíba e Rio Grande do Norte

O trabalho de medição despertou a atenção 
da população
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) realizou medição de vazão da água, na saída do açude Coremas. O açude é o a maior reserva hídrica do estado da Paraíba, e está localizado na região semiárida do estado, na bacia do rio Piancó, principal afluente do rio Piranhas-Açu, cuja bacia hidrográfica situa-se nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. O Coremas ajuda a abastecer municípios do Rio Grande do Rio  Norte, com a perenização do rio Piancó.

Medição do Rio Piancó
O trabalho contou com o apoio de técnicos da Superintendência Regional de Recife, que utilizaram modernos equipamentos de medição, como o M9.  Os técnicos mediram vazão na saída do açude Coremas, em diversos pontos ao  longo da calha do rio Piancó,  e nas  estações de Pau Ferrado, Sítio Vassouras, Sítio Curralinho, Jardim de Piranhas, Jucurutue e Alto Rodrigues.  As medições  ao longo da calha do rio Piancó, procuram verificar se está sendo atendido o estabelecido em marco regulatório, que disciplina a gestão e o uso  dos recursos  hídricos  na região.

A equipe da CPRM foi composta pelo pesquisador em geociências Fábio Araújo, e do técnico e geociências Kleverson Holland. Já a equipe da ANA era formada pelos analistas em recursos hídricos Fabrício Vieira, Alexandre do prado e Marcos Freitas.