sexta-feira, maio 24

Pesquisadores da CPRM lançam livro sobre o Patrimônio Geológico Mineiro de Cuba

Participantes do lançamento

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) lançou nesta quarta-feira (22/5), no escritório do Rio de Janeiro, o livro “Documento Metodologico para la Declaración del Patrimonio Geológico y Minero de la República de Cuba”. A publicação visa garantir a proteção e conservação das áreas identificadas como patrimônio no país. O trabalho de pesquisa foi realizado pelos geólogos Andreá Trevisol e Carlos Peixoto em parceria com as técnicas cubanas da Oficina Nacional de Recursos Minerais (ONRM) Ana Serra e Nelsa Serra.

O livro aborda a análise de antigas áreas de mineração selecionadas para estudo, que podem ser declaradas patrimônio geológico mineiro, e devem receber devida preservação. O objetivo é garantir a proteção dessas áreas, além de estabelecer a metodologia de identificação com base nacional. Para isso, os técnicos elaboraram relatórios sobre potenciais áreas geológicas selecionadas para serem reconhecidas como patrimônio geológico-mineiro, com base na legislação cubana.

A edição traz CD anexo que contém mapa geológico de Cuba no Sistema de Informações Geográficas (SIG). Além disso, aborda assuntos como os aspectos físicos, geológicos e socioeconômicos, a legislação básica, diagnósticos técnicos e as etapas a serem seguidas para a declaração das áreas em estudo como patrimônio nacional. Mapas impressos e um rico documentário fotográfico das áreas estudadas no Brasil e em Cuba são exibidos para estudos comparativos.


Geólogos Andreá Trevisol e Carlos Peixoto

O projeto é financiado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), com base no Acordo de Cooperação Científica, Técnica e Tecnológica Brasil-Cuba, firmado em 1987. A ocasião contou com a presença do chefe de gabinete da Presidência da CPRM, José Antônio Castellano e do assessor da Presidência, João Batista de Vasconcelos, que representaram o diretor-presidente, Manoel Barretto; o assessor da Diretoria de Hidrologia e Gestão Terriorial, Helion Moreira; o chefe do Departamento de Gestão Territorial, Cássio Roberto e da equipe da Assessoria de Assuntos Internacionais, responsável pela gestão do projeto e ponto focal entre CPRM e a ABC/MRE.

Geólogos da CPRM

O coordenador do projeto no Brasil, Carlos Peixoto, explica que para execução do projeto foi necessário partir do início, analisar áreas similares no Brasil e adicionar experiências adquiridas na CPRM. “Criamos um novo formato de trabalho, selecionamos áreas que seriam visitadas e passamos 17 dias em Cuba. O livro consta o conhecimento  adquirido durante o desenvolvimento dos trabalhos, bem como o treinamento recebido pela CPRM”, contou o geólogo.

A geóloga Andreá Trevisol, contou que essa foi sua primeira experiência no exterior. “Foi engrandecedora”. Trevisol ressaltou que a equipe de Cuba contribuiu significativamente para a realização do trabalho. “Eles sempre tiveram um enorme interesse em passar a realidade da forma mais completa possível”, disse.