quarta-feira, maio 29

Municípios do Rio de Janeiro ganham mapas de suscetibilidade

Área do município de Itaboraí (RJ) que 
recebeu o estudo

Em continuidade ao trabalho do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) para elaboração de mapas de suscetibilidade, técnicos da CPRM realizaram no Rio de Janeiro, novos levantamentos em cinco municípios do Estado. Itaboraí, Teresópolis, Petrópolis, Mangaratiba e Angra dos Reis receberam neste mês de maio, a visita de pesquisadores da empresa. Eles percorreram áreas de risco desses municípios para elaborar cartas de suscetibilidades visando prevenção de desastres naturais.


As cartas vão orientar os agentes públicos quanto aos diferentes graus de suscetibilidade a deslizamentos de encostas, enxurradas, enchentes e inundações. Além disso, o estudo auxilia o planejamento adequado para expansão urbana, diminuindo o surgimento de novas áreas de riscos. O trabalho está sendo realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa e Tecnologia (IPT), e este ano entregará 100 cartas. A meta é de que até o final de 2014, 284 municípios recebam o estudo.

As áreas mapeadas em cada município recebem hierarquização quanto à suscetibilidade em quatro classes: muito alta, alta, média e baixa, definidas em função das características geomorfológicas, geológicas, hidrológicas e pedológicas. Segundo a coordenadora do projeto, Sandra Fernandes da Silva, quatro municípios do Rio já receberam o estudo. “Já mapeamos os municípios de Santa Maria Madalena, Guapimirim e Cachoeiras de Macacu. Além disso, o trabalho também foi feito na cidade de Escada, em Pernambuco”, conta a geóloga.

Para execução do projeto, a CPRM utiliza recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os mapas serão fornecidos aos gestores municipais e à sociedade em escala de semidetalhe de 1:25.000. Geólogos das Superintendências de Salvador e Belo Horizonte, e das Residências de Fortaleza e Porto Velho, além do escritório do Rio de Janeiro participaram do trabalho.


Plano do governo

Os mapas de suscetibilidades estão inseridos nas ações do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, lançado pela presidenta Dilma Rousseff no ano passado. As ações do plano estão divididas em quatro eixos temáticos - prevenção, mapeamento, monitoramento e alerta e resposta a desastres, sob coordenação da Casa Civil da Presidência da República.