segunda-feira, agosto 27

Colaboradores da Superintendência de Manaus visitam projeto Geoparques Cachoeiras do Amazonas

Equipe em frente a Caverna do Maroaga

Em comemoração ao aniversário de 43 anos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), colaboradores da Superintendência de Manaus e o superintendente Marco Oliveira participaram da visita ao projeto Geoparques Cachoeiras do Amazonas, na sexta-feira (24/08). A excursão foi organizada em conjunto pela Gerência de Administração e Finanças (Gerafi), Associação dos Empregados da Superintendência de Manaus (Assecma) e Assistência Social.

Formação rochosa sob a ponte do rio Urubú
O projeto está localizado no município de Presidente Figueiredo, 107 km ao norte da capital amazonense, e possui, ao todo, oito geossítios - afloramentos rochosos que apresentam valor singular do ponto de vista científico, pedagógico e cultural.

O executor do projeto, o geólogo Renê Luzardo, foi o guia da equipe e escolheu três pontos para visitação: Ponte sobre o rio Urubú, Caverna do Maroaga e Gruta da Judeia. Luzardo, através da história, levou o grupo a uma viagem pelo tempo geológico, demonstrando as diferentes formações rochosas das eras Paleozoicas e Cenozoicas.

Gruta da Judeia




A atividade teve o objetivo de reforçar a importância da preservação das cachoeiras e cavernas que ocorrem em rochas sedimentares e estão vulneráveis a ação da erosão pela atividade humana.