Terapia do Abraço foi diferencial na comemoração do dia da Mulher em Goiânia |
José Wilson e Luciana Cibelle, da Superintendência de Recife fizeram a abertura oficial da atividade em comemoração ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. A palestra foi ministrada por Renato Athias, doutor em Antropologia, chefe do Departamento de Antropologia e Museologia e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade, da Universidade Federal de Pernambuco.
"Tivemos uma aula sobre raça, etnia e cor. Um verdadeiro regaste histórico da formação do povo brasileiro, colonização, passando pela contextualização e reflexos desses conceitos na sociedade brasileira, legislações, ações afirmativas", comentou Maria de Fátima Amorim, da Sureg-RE.
Ao final o professor exibiu o vídeo chamado Capa de Índio, gravado pelos próprios índios Pataxós, da Coroa Vermelha (Porto Seguro-BA). "O vídeo retrata não só a realidade da tribo, mas principalmente a falta de informação que temos acerca dos indígenas", afirmou Maria de Fátima.
O Dia Internacional da Mulher foi festejado em Goiânia durante três dias com exibição dos filmes “Acorda, Raimundo, Acorda!” e “Te dou meus olhos”, distribuição de difusores aromáticos, rosas e confraternização com churrasco. A programação foi finalizada com palestra do professor Lauro Milhomem que abordou o tema equilíbrio na família e trabalho, equidade de gênero e educação não sexista e por final, a Terapia do Abraço.