Como parte das comemorações pelo Dia Mundial da Água (22/03), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, assinaram Acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de ações comuns entre as instituições no âmbito dos recursos hídricos. O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Thales Sampaio participou do evento representando o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
“Este tema merece nossa reflexão para vencermos o desafio do consumo da água para toda a população. O Ministério da Integração vai contar com o apoio e com a inteligência da ANA para que possamos fazer uma eficaz gestão dos recursos hídricos provenientes do Projeto de Integração do Rio São Francisco e do Programa Água para Todos”, afirmou o ministro.
A solenidade aconteceu durante abertura da exposição “Água na Medida Certa – A Hidrometria no Brasil” no Museu Nacional, em Brasília. O acordo busca a criação de um banco de informações compartilhado e atuações mais efetivas no que se refere à gestão da água no país, especialmente para o Programa Água para Todos e para o Projeto de Integração do Rio São Francisco.
Para Vicente Andreu, o levantamento de dados pode colaborar em estudos mais eficazes para que a população usufrua da água de maneira a aproveitar todos os seus benefícios, como na pesca, na agricultura, infraestrutura hídrica, entre outros. “Podemos contribuir para o processo de resposta à sociedade. Juntos, temos recursos para qualificar a transposição do Rio São Francisco e contribuir com o Água para Todos”, garantiu.
O Programa Água para Todos integra o Plano Brasil Sem Miséria e foi concebido com objetivo de garantir acesso à água para as populações rurais em situação de extrema pobreza. Já o Projeto de Integração do Rio São Francisco garantirá a oferta de água para de 12 milhões de habitantes de 390 municípios do Agreste e do Sertão dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
EXPOSIÇÃO -“Água na Medida Certa – A Hidrometria no Brasil”, promovida pela ANA, apresenta de forma interativa e lúdica os avanços na caracterização da hidrologia brasileira. Junto com a exposição, será lançada uma cartilha contendo informações sobre o ciclo hidrológico, bacias hidrográficas, oferta e escassez de água, como a água é usada no mundo e porque e como medir a vazão de um rio. Em relação a mencionada exposição o Serviço Geológico do Brasil há mais de 40 anos realiza os serviços de hidrometria de interesse da união (veja arquivo anexo) e, atualmente em cooperação com a Agência Nacional de Águas.