quarta-feira, março 21

Geólogo Francisco Lages assume chefia da residência da CPRM em Teresina

Francisco Lages durante discurso
O geólogo Francisco Lages, assumiu a chefia da Residência do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em Teresina, Piauí. A solenidade de posse realizada na quarta-feira (21/3) contou com a presença do diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto; do diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Antônio Bacelar; do diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura; empregados e colaboradores, além de representantes de órgãos federais, parlamentares e secretários estaduais.


Em seu discurso de posse, Francisco Lages fez um relato de seus 35 anos de atuação na empresa. Ele destacou a importância da CPRM para o desenvolvimento dos setores de geologia, geodiversidade, recursos minerais e hídricos, nos Estados do Piauí e Maranhão. Segundo Lages, no setor mineral o Piauí vem se destacando pela procura de bens minerais, especialmente, minério de ferro, manganês, fosfato, calcários e níquel. “A CPRM vai ter atuação importante nos Estados do Piauí e Maranhão. Vamos fornecer subsídios para que investidores possam planejar a prospecção e a pesquisa mineral”, garantiu Lages.

Manoel Barretto lembrou a importância da Residência de Teresina para o desenvolvimento regional. Barretto disse que CPRM esta desenvolvendo projetos relevantes na região que serão concluídos pela empresa até maio deste. Ele citou o projeto Borda Sudeste, da bacia sedimentar do Parnaíba; e as folhas Barragem e Avelino Lopes, de mapeamento geológico na escala de 1:100.000, no Piauí. No Maranhão, o diretor-presidente mencionou os mapas, geológico e de geodiversidade, do Estado numa nova versão; além da elaboração de relatórios de diagnósticos de infraestrutura hídrica para 213 municípios maranhenses.

Após a cerimônia, Barretto, acompanhado do novo chefe da unidade, e dos diretores Antônio Bacelar e Roberto Ventura, visitaram instalações da Residência, e se reuniram com os setores de geologia e recursos hídricos, para definir metas dos projetos em execução e as necessidades de cada área.

O novo chefe da Residência de Teresina é geólogo formado pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-graduação em recursos hídricos e meio ambiente, e especialização em hidrogeologia.