terça-feira, março 27

Entrevista com o novo superintendente gaúcho José Leonardo Silva Andriotti


Andriotti concedeu entrevista e falou das metas de sua gestão, dos projetos que estão sendo executados pela unidade, e fez um balanço do setor mineral no Sul. Confira a entrevista.



Quais são as metas de sua gestão?
Dar continuidade nas atividades desenvolvidas pela Superintendência e ampliar a relação com entidades com quem mantemos convênios, entre elas universidades, instituições de pesquisa e desenvolvimento científico. Vamos procurar fomentar o espírito de equipe e buscar sempre a melhoria da qualidade dos serviços por meio de treinamento continuado dos empregados. Para tanto participamos de convênios com universidades tendo como horizonte o cumprimento da missão da empresa.



Qual é o potencial da mineração na região Sul?
O Rio Grande do Sul e Santa Catarina, estados que compõem a jurisdição da Superintendência são detentores de grandes reservas de carvão mineral. Temos também potencial para agrominerais e calcário. Há um pólo cerâmico de grande magnitude e importância em Santa Catarina, na região de Caçapava do Sul. Em Lavras do Sul ocorre, no momento, uma retomada forte, em termos de investimentos, na prospecção de minerais metálicos. A Bacia do Paraná é objeto de estudos de diversas naturezas. Temos um horizonte promissor.


Quais projetos relevantes que a Superintendência está desenvolvendo?
Estamos desenvolvendo estudos do carvão mineral brasileiro em reservas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Somos responsáveis pela descoberta, e avaliação quantitativa e qualitativa dos principais depósitos de carvão mineral; e atualização dos mapas geológicos, hidrológicos e geodiversidade nesses dois Estados. Somos pioneiros nos estudos de geologia aplicada ao meio ambiente. Temos técnicos participando de projetos internacionais. Isso reflete qualidade e valor de nossos técnicos.

Como será o relacionamento com a sociedade?
Vamos intensificar exposições do Museu Geológico, que possui um grande acervo; além de receber estudantes de todos os níveis na sede da Sureg, também vamos visitar escolas e parques, onde nossos técnicos irão ministrar palestras. É um trabalho social importante que aproxima a instituição da sociedade.