terça-feira, março 27

Brasil discute cooperação técnica com a China na área de sismologia


O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) recebeu, no dia 23/03, no escritório do Rio de Janeiro, delegação composta com membros da China Earthquake Administration (CEA), para discutir acordo de cooperação técnica na área de sismologia entre as duas instituições. O grupo foi recebido pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura.




Durante o encontro, o diretor geral do Departamento de Ciência e Tecnologia para Cooperação Internacional do CEA, Hu Chunfeng, apresentou as atividades desenvolvidas pela instituição. Chunfeng destacou os projetos do órgão para amenizar os danos causados pelos terremotos na China.



Roberto Ventura ressaltou que a experiência dos chineses pode ajudar o país a enfrentar situações de deslizamentos e inundações. Ventura manifestou o interesse em utilizar ondas sísmicas para detectar depósitos minerais e entender a geologia de determinadas áreas. O diretor explicou que no Brasil, o estudo da sismologia é realizado por universidades. Ele sugeriu a possibilidade de criação de um sistema de monitoramento sísmico, com a ajuda dos chineses.



Participaram também da reunião, a chefe da Divisão de Geofísica da CPRM, Maria Laura de Azevedo; o geofísico Ludwig Zellner; e os técnicos da Assessoria de Assuntos Internacionais (Assuni), geóloga Fátima Maria do Nascimento, Júlio Fernandes Lima e Nicolau Teixeira Lage.