segunda-feira, maio 6

MCTer promove piquenique literário para crianças da creche da CPRM

A equipe do MCTer levou literatura, música e teatro aos alunos na creche da CPRM
A equipe do Museu de Ciências da Terra (MCTer) realizou, na tarde do dia 30 de abril, um piquenique literário para os alunos da Escola Cachinhos de Ouro, localizada no Escritório do Rio de Janeiro do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). As crianças da educação infantil, de zero a cinco anos, participaram da atividade que envolveu contação de história interativa, músicas infantis e teatro de fantoches. A ação foi organizada pela bibliotecária e responsável pela Biblioteca Infantil do MCTer Amanda Paula da Silva, com apoio dos estagiários em biblioteconomia José Gabriel e Rebecca Muriel Dias Silva e o estagiário do setor educativo Yan Silveira. Dentre as atividades, destacaram-se a contação de histórias, músicas e teatro de fantoches. 

O objetivo da atividade foi proporcionar às crianças uma aproximação com a literatura, de forma lúdica, inserindo a leitura em momentos rotineiros como um piquenique, explicou Amanda. “Nesse tipo de atividade as crianças se aproximam da história, colocam-se no lugar dos personagens e vivenciam toda a narrativa”, contou. 

Amanda também compartilhou o sentimento da equipe e destacou que a interação dos alunos com a história fez com que os organizadores ficassem muito satisfeitos. “Quando narramos uma história e vemos a alegria deles, percebemos que valeu a pena. Incentivar a leitura para os pequenos, valorizando a literatura infantil como fonte de informação e entretenimento é um desafio prazeroso que só traz benefícios”, complementou a bibliotecária. 


As crianças assistiram à contação de história interativa realizada pela equipe do Museu

O responsável pelo Núcleo de Educação do Museu, Rodrigo Machado, compartilhou que essas atividades promovem o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança. “Nossa proposta é complementar a ação da escola com uma educação não-formal, usando temáticas coerentes com o público. Nas atividades voltadas para crianças é importante que a informação seja apresentada de forma simples e concreta e, por isso, usamos diversos materiais para contatos visuais e táteis”, explicou Rodrigo. 

Acesse a galeria de fotos aqui! 

Lorena A A da Costa
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
(21) 2295-4641
lorena.costa@cprm.gov.br