quarta-feira, maio 15

CIEM recebe visita dos alunos da UNICAMP

Alunos do curso de geologia da UNICAMP visitam o CIEM em Apiaí (SP)

O Centro Integrado de Estudos Multidisciplinares (CIEM) recebeu a visita dos alunos do curso de Geologia da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). A turma foi recepcionada pelos pesquisadores Francisco Campos, Ligia Ribeiro e pelo responsável administrativo Alexandre Oliveira.

As atividades da disciplina foram realizadas em áreas relacionadas aos projetos do ARIM Vale do Ribeira desenvolvidos pela CPRM. Entre as atividades realizadas foi levantado um perfil geológico na estrada entre as cidades de Apiaí e Iporanga com visita a uma antiga galeria que compõe a mina do Lajeado onde até a década de 1990 eram explorados minérios de chumbo associados aos metacalcários do Grupo Lajeado.

Também foram desenvolvidas atividades relacionadas aos métodos de prospecção geoquímica seguindo a metodologia utilizada pela CPRM, com atividade prática de coleta de sedimentos de corrente e concentrado de minerais pesados utilizando bateia no Rio Betari e uma malha de coleta de solos na área do próprio CIEM de Apiaí.

No período noturno foram apresentados os resultados de projetos desenvolvidos no âmbito da disciplina que simularam todas as etapas de uma prospecção mineral real de uma commodity na região do Vale do Ribeira. Os trabalhos desenvolvidos pela CPRM foram utilizados pelos alunos tanto nas escolhas das áreas a serem trabalhadas, técnicas a serem escolhidas, e também os produtos de geoquímica prospectiva e geofísica disponíveis nas publicações, como o Projeto Fosfato Brasil, Avaliação do potencial de terras raras no Brasil, entre outros.

Além das publicações, os dados disponíveis no GeoSGB, banco institucional da CPRM, foram trabalhados. Por fim foi realizada uma visita ao Núcleo Santana do PETAR onde foi possível observar o relevo cárstico desenvolvido sobre as rochas carbonáticas da região e uma visita nas antigas galerias de exploração do Morro do Ouro em Apiaí.

Confira a galeria de fotos aqui.


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil (CPRM)
Letícia Peixoto
leticia.peixoto@cprm.gov.br
(61) 2108 8400