sexta-feira, fevereiro 1

Seis estações sismográficas são instaladas no bairro Pinheiro

Uma das seis estações instaladas no bairro do Pinheiro, Maceio (AL)
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), através da Rede Sismográfica Brasileira e em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) finalizou as instalações das seis estações sismográficas para realizar o registro das atividades sísmicas na região. Segundo o Pesquisador em Geociências, Marcos Ferreira, o objetivo desse trabalho é fazer o monitoramento sísmico  in loco da área do bairro do Pinheiro e auxiliar nos demais estudos realizados. 


A cobertura da rede tem o propósito de monitorar o bairro Pinheiro e arredores dando condições de registrar os microtremores, que na sua maioria não são perceptíveis pela população, além de dar a condição de ser criado um mapa de localização destas vibrações e suas magnitudes.


Localização das estações: As estações foram instaladas circundando o bairro do Pinheiro. 


Estação Sismográfica
A rede sismográfica local tem uma área de cobertura de aproximadamente 1 km de raio partindo do centro do bairro. Os locais para a instalação foram definidos com base nas condições do ruído ambiental, sinal de rede, segurança do equipamento, entre outros fatores.
A manutenção das estações serão realizadas periodicamente por técnicos da UFRN, que serão os responsáveis pelos equipamentos instalados.

Como funcionam as estações: As estações são capazes de captar qualquer tipo de vibração oriundas de tremores perceptíveis ou não, pelo homem ou qualquer mecanismo que possa ocasionar a vibração do solo, como veículos pesados, obras, entre outros fatores. Esse sinal é transmitido para os membros da Rede Sismográfica (UFRN, ON, USP e UnB) e são analisados pelos geofísicos da área de sismologia. Os dados serão analisados, processados e transmitidos para boletins, que são emitidos sempre que se verifique eventos importantes.



Letícia Peixoto
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400