terça-feira, fevereiro 5

Ministro de Minas e Energia e secretário de Geologia e Mineração visitam Escritório da CPRM no Rio de Janeiro

Diretor/Presidente da CPRM, Esteves Pedro Conalgo, recepciona Ministro
Bento Albuquerque durante sua chegada ao Escritório do Rio de Janeiro
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Alexandre Vidigal de Oliveira, visitaram nesta segunda-feira (04/02) o escritório do Rio de Janeiro do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Após se reunirem com o diretor-presidente da empresa, Esteves Pedro Colnago, o ministro e o secretário participaram de encontro com a Diretoria-Executiva da CPRM para apresentação dos projetos da instituição.

Ao final da reunião, o ministro de Minas e Energia destacou o trabalho e o corpo técnico da empresa. Afirmou ainda que essa era apenas uma primeira visita e que gostaria de retornar em breve para uma continuação das exposições. Segundo o ministro Bento Albuquerque, essas visitas devem se tornar recorrentes.

Apresentação da Diretoria Executiva dos principais
projetos da empresa ao Ministro Bento Albuquerque
O diretor-presidente da empresa, Esteves Pedro Colnago, colocou seu gabinete no escritório do Rio de Janeiro à disposição do ministro e do secretário para que ambos possam despachar do local quando estiverem na cidade.

Estiveram presentes ao encontro os diretores Juliano de Souza Oliveira (Administração e Finanças), Fernando Pereira de Carvalho (Infraestrutura Geocientífica) e Antônio Carlos Bacelar Nunes (Hidrologia e Gestão Territorial). A Diretoria de Geologia e Recursos Minerais foi representada pelo pesquisador em geociências Evandro Luiz Klein, assessor do diretor José Leonardo Silva Andriotti.


A reunião também teve a presença do presidente do Conselho de Administração da CPRM, Otto Bittencourt Netto, do representante dos empregados no Conselho, Cássio Roberto da Silva, e de assessores das diretorias.

Encontro com empregados e visita ao MCTer - Após a partida do ministro para compromisso em Brasília, o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral participou de encontro com um grupo de funcionários no salão Nobre do prédio histórico.

Alexandre Vidigal de Oliveira afirmou que, como juiz federal, atuou em mais de 40 processos envolvendo as áreas de geologia e mineração e que conta com a contribuição dos funcionários da CPRM para rever o modelo para este setor no país. “Podem ter certeza que, a depender de mim e do ministro, teremos um novo modelo nesse país. Faremos absolutamente tudo que for possível. Não faremos absolutamente nada do que não pode ser feito. Essa é nossa linha de trabalho.”


Secretário Alexandre Vidigal de Oliveira destacou o empenho da equipe de pesquisadores
no monitoramento do rio Paraopeba após o rompimento da barragem em Brumadinho
O secretário disse ainda que, apesar de ter assumido o cargo há pouco tempo, já teve um contato intenso e positivo com a empresa. “Nesse primeiro episódio tão impactante em Brumadinho, tivemos a demonstração do empenho, qualificação técnica, competência e dedicação dos senhores. ” A programação terminou com uma visita do secretário ao Museu de Ciências da Terra.

Clique aqui e confira a galeria de fotos 



Eduardo Cucolo 
Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscom@cprm.gov.br
(61) 2108-8400 - ASSCOM