quinta-feira, fevereiro 14

Mapa de área de risco da CPRM contribui para elaboração de Plano de Contingência de Alto dos Marianos, no município de Maranguape (CE)

A segunda etapa do plano de contingência identificou rotas de fuga e locais de abrigo
O plano de contingência elaborado pela Defesa Civil teve como base a setorização de risco feita no município pela CPRM em 2014, que identificou a comunidade de Alto dos Marianos como sendo de alto risco a movimento de massa. Esse instrumento legal é determinado pelo Governo Federal para qualquer situação de risco à população com o objetivo de orientar as ações de preparação e resposta a algum evento crítico ou cenário de risco. 

Juliana Gonçalves, geóloga da residência de Fortaleza, participou do simulado de mesa, juntamente com o também geólogo da CPRM, Claudio Cajazeiras, e destacou o trabalho da empresa que culminou no plano de contingência. “Participamos da apresentação do plano de contingência e vimos um de nossos produtos ser utilizado para o que mais importa: preservar vidas! Todos os órgãos envolvidos estavam alinhados e focados no aperfeiçoamento do plano”, observou Juliana. A segunda etapa contou com a presença de outro geólogo da CPRM, Luis Carlos Freitas. “Nós acompanhamos a Defesa Civil Estadual e Municipal em uma caminhada do centro da cidade de Maranguape até o bairro Alto dos Marianos. O objetivo era verificar rotas de fuga e locais onde os moradores possam se abrigar em caso de desastre“, explicou o geólogo. 

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) esteve presente nas duas primeiras etapas da apresentação do plano de contingência da comunidade Alto dos Marianos, em Maranguape, região metropolitana de Fortaleza (CE). A primeira fase foi o simulado de mesa, realizado no dia 24 de janeiro, e a segunda foi a verificação de rotas e locais de abrigo, no dia 8 de fevereiro. Essas etapas antecedem o desenvolvimento de trabalhos de Simulação de desastres e deslizamentos de encostas que será executado no dia 16 de fevereiro e também contará com a participação da CPRM.



Apresentação do Plano de Contingência elaborado com base no mapeamento feito pela CPRM
Além da CPRM, também participaram dos eventos a Defesa Civil Municipal e Estadual, Bombeiros Civis e Militares, membros do Exército Brasileiro, da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER), integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Secretaria de Saúde, líderes comunitários, moradores da área de risco, alunos de mestrado e de doutorado da Universidade Federal do Ceará (UFC) e membros da prefeitura de Maranguape. 

O simulado de mesa reuniu integrantes de diversos órgãos envolvidos com o Plano de Contingência
Acesse os mapas de áreas de risco do estado do Ceará. Clique aqui! 


Lorena A A da Costa 
Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
pedro.pereira@cprm.gov.br
(21) 2295-4641