terça-feira, janeiro 15

Serviço Geológico do Brasil inicia nova fase da investigação sobre fissuras e afundamentos que surgiram em bairro de Maceió (AL)

Pesquisadores realizam levantamento da eletrorresistividade no bairro Pinheiro, em Maceió

O Ministério de Minas e Energia publicou na segunda-feira (14/1), portaria fixando diretrizes para a atuação do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Agência Nacional de Mineração (ANM), no trabalho de investigação e identificação das rachaduras e afundamentos do solo no bairro do Pinheiro, em Maceió, Alagoas.

O documento assinado pelo ministro Bento Albuquerque reforça a atuação da CPRM e ANM e determina prioridade nas ações para o diagnóstico e monitoramento de instabilidade geológica no local, conforme determinação do Presidente da República Jair Bolsonaro.

Nesse sentido, uma equipe formada por 53 pesquisadores  em geociências  já estão envolvidos com  os  trabalhos, que agora  entram em uma segunda fase, que inclui levantamento batimétrico e sísmico do complexo lagunar, levantamento interferométrico (radar via satélite), geofísico (métodos áudio-magnetotelúrico e eletrorresistividade), estudos geológicos e geotécnicos (sondagens), construção de poços de monitoramento dos aquíferos subterrâneos, carta geotécnica da região metropolitana de Maceió e integração de dados em ambiente 3D. 

"Também  será montada uma sala de situação para monitorar o fenômeno e facilitar a tomada de decisão entre os órgãos envolvidos", explica Adelaide Maia, chefe do Departamento de Gestão Territorial da CPRM.

Na quarta-feira (16/1), será realizada reunião com moradores do bairro Pinheiro, onde a CPRM vai explicar à comunidade a abordagem investigativa e o andamento dos trabalhos que ocorrerão entre janeiro e  abril  para  entender o que desencadeou o surgimento das fissuras e afundamentos no bairro. A reunião contará ainda com a participação da Defesa Civil Nacional, Estadual e Municipal.

Com o objetivo de informar a população sobre os estudos  que estão sendo desenvolvidos, a CPRM disponibilizou em dezembro de 2018 uma página em seu site que reúne dados técnicos, entre eles relatório e mapa de feições de instabilidade do terreno, além de perguntas e respostas sobre a ação emergencial, boletim sísmico e previsões meteorológicas.

Clique aqui para acessar o link.

Clique aqui para acessar a portaria.


Warley Pereira
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400