sexta-feira, janeiro 11

Mesossauro: O réptil marinho que viveu entre 230 e 290 milhões de anos atrás

Fóssil do Mesossauro












Os mesossauros são uma ordem de répteis marinhos que viveram durante o Período Permiano até o início da Era Mesozóica, no Período Triássico, portanto, existiram na Terra de 290 a 230 milhões de anos. Estão entre os répteis mais primitivos do planeta e são considerados os primeiros a retornarem para a água depois de sua evolução em terra firme.


Reprodução Gráfica do Mesossauro
Esses répteis tinham corpo hidrodinâmico, patas com membranas interdigitais, como os patos, e cauda longa que ajudavam na natação, mas em terra firme o mesossauro devia ser bastante desajeitado. O crânio era alongado e a boca estava cheia de dentes muito longos, finos e numerosos (como é possível ver no fóssil). Sua alimentação era carnívora e a distância entre a cabeça e a cauda não superava um metro de comprimento.

Distribuição Geográfica do Mesossauro

O mesossauro habitou zonas aquáticas do antigo supercontinente Pangea, mais especificamente na área conhecida como mar Irati, no centro-sul. Os seus restos fossilizados encontram-se hoje na África e América do Sul. A ocorrência de restos idênticos deste pequeno réptil nos dois lados do Atlântico foi logo vista por diversos geólogos e paleontólogos como um dos mais fortes argumentos na teoria da deriva continental.



Como era o mundo no Permiano - tempo em que viveu o mesossauro


Texto: Andrea Sander Pesquisadora em Geociências do Serviço Geológico do Brasil – CPRM


Assessoria de Comunicação 
asscomdf@cprm.gov.br
Serviço Geológico do Brasil - CPRM