quinta-feira, janeiro 31

Diretoria de Geologia e Recursos Minerais realiza reunião técnica no escritório do Rio de Janeiro

Encontro reunião funcionários de todo o país
Nos dias 21, 22 e 23 de janeiro, aconteceu no Escritório do Rio de Janeiro reunião técnica da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) do Serviço Geológico do Brasil. O encontro reuniu, além da chefia da DGM e seus assessores, todos os Gerentes Regionais e Chefes de Divisão. A pauta abordou diversos temas, sobretudo referentes ao planejamento das atividades técnicas em 2019.

Na manhã do primeiro dia do encontro, após a abertura da reunião pelo Diretor José Leonardo Andriotti, os chefes dos departamentos de Geologia (DEGEO) e de Recursos Minerais (DEREM), Lúcia Travassos e Marcelo Esteves, apresentaram o balanço referente ao ano de 2018, bem como a síntese do Programa Anual de Trabalho da DGM para 2019. 

No período da tarde, os chefes das divisões de Geologia Básica (DIGEOB), Vladimir Medeiros; Geoquímica (DIGEOQ), Cassiano Castro; Sensoriamento Remoto e Geofísica (DISEGE), Luiz Gustavo; Geologia Econômica (DIGECO), Felipe Tavares; Geodinâmica (DIGEOD) Joseneusa Rodrigues; e de Estratigrafia, Paleontologia e Sedimentologia (DIPALE), Nelson Reis fizeram apresentações referentes ao planejamento de suas ações para dar suporte técnico aos projetos em desenvolvimento em 2019. Ao logos das apresentações, os presentes puderam levantar questões, discutir os temas abordados e propor soluções para os desafios enfrentados.

No dia 22 de janeiro, a equipe da DGM apresentou as várias possibilidades de metas para GDAG 2019 e a definição final das metas contou com a participação de todos. Neste dia, também foi discutido o programa de eventos de lançamento de produtos da DGM, incluindo a realização de workshops técnicos e o programa anual de treinamentos do corpo técnico. Também fizeram parte da programação, discussões sobre gestão de recursos financeiros conduzidas pelo Chefe do Departamento de Contabilidade, Orçamento e Finanças (DECOF), Sulliman Tadei. A gestão de projetos e resultados, a partir da apresentação dos novos modelos de relatórios mensais também foi abordada pela equipe da Superintendência de Planejamento e Métodos (SUPLAM), sob a liderança de Ana Claudia Accioly. Além disso, o coordenador do Sistema de Gestão de SSO, Ricardo Gotelip, levantou um debate sobre segurança no trabalho. 

No último dia de reunião, temas variados foram discutidos por toda a equipe, incluindo as diretrizes da DGM para a pós-graduação, após panorama apresentado pelo ASSDGM João Larizzatti e a padronização de procedimentos administrativos e de gestão.

“Fechamos o ano de 2018 muito satisfeitos com os resultados obtidos, que são fruto do empenho e dedicação das equipes da DGM nas diversas unidades da empresa, e também da colaboração da DIG (Diretoria de Infraestrutura Geocientífica) e da DAF (Diretoria de Administração e Finanças). E consideramos esta reunião uma oportunidade ímpar de implementar os últimos ajustes no PAT 2019, já previamente discutido em agosto de 2018, e de envolver todos os gestores na discussão de temas importantes, visando implementar uma gestão compartilhada, com envolvimento das chefias regionais”, afirmou Lúcia Travassos.

Segundo a pesquisadora Lucy Chemale, que responde pela Gerência de Recursos Minerais (GEREMI-PA), “essa reunião foi muito importante para discutir o alinhamento das metas da DGM, e foi fundamental para buscar a gestão dos projetos dentro de um planejamento bem definido, visando entrega de produtos e o cumprimento de prazos.” Ela destacou a participação da equipe da DAF, como um ponto forte para o entendimento do funcionamento do fluxo financeiro que auxilia na gestão de recursos.

Lorena A A da Costa
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400