segunda-feira, outubro 29

Treinamento off-road capacita 70% dos condutores da Sureg BH


Coordenador de implantação da SSO, Ricardo Gotelip, acompanhou o treinamento
A Superintendência regional de Belo Horizonte do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) concluiu, no dia 11 de outubro, mais uma edição do treinamento Introdução à Técnica de Direção 4X4. A turma contou com 33 participantes do Departamento de Hidrologia. Com a conclusão do curso, 70% dos condutores da unidade receberam o treinamento e estão capacitados para dirigir em trechos off-road. O curso também abordou técnicas de direção defensiva.

Segundo o integrante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e gestor da frota de Belo Horizonte, Alisson Santos Amorim, o curso atingiu o objetivo de promover a segurança e autonomia na direção. “O curso foi muito produtivo, pois alguns integrantes das equipes técnicas utilizam veículos equipados com dispositivos de segurança para trechos de difícil acesso, mas muitas vezes não sabem como usá-los corretamente. O curso vai ampliar a segurança do empregado”, avaliou. Alisson destacou ainda que desde março, quando foi realizado o primeiro curso, já foi observada redução de 10% na manutenção dos veículos. “Além da segurança, já sentimos outra grande mudança, a redução significativa na manutenção da frota, o que é muito positivo”, relatou.

Curso contou com aulas práticas e teóricas
De acordo com o coordenador da implementação do sistema de gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) da CPRM, Ricardo Gotelip, a iniciativa faz parte de um processo amplo de ações que a CIPA, juntamente com o time de Gestão de SSO vem realizando, seguindo orientação da Diretoria Executiva. “Este curso é importante porque faz parte da sedimentação da cultura de segurança na CPRM. Ele deve chegar a todas as unidades, por orientação da Diretoria Executiva. É também exemplo de como a parceria com as CIPAs nas unidades regionais é fundamental para o sucesso da implementação do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança. Nosso objetivo é prevenir acidentes com veículos e aumentar a segurança, especialmente na sua utilização nos trabalhos de campo”, afirmou Gotelip.

Instrutor mostra componentes de um motor de caminhonete
A capacitação foi dividida em dois módulos. No teórico, as principais características técnicas das caminhonetes que são utilizadas em campo, com ênfase em instruções sobre o funcionamento do freio ABS e a utilização do sistema de tração 4x4 foram abordadas. No módulo prático, os empregados puderam aprender a utilizar o sistema de transmissão 4x4 em terreno semelhante ao encontrado nas atividades de campo. A analista em geociências da CPRM, Patrícia Simões, esteve presente na capacitação e ratifica a importância do curso. “Achei muito proveitoso porque aprendemos quando e de que forma usar os recursos off-road dos carros da CPRM, como sair de situações complicadas em estradas de terra, por exemplo. Vai me ajudar muito nas atividades de campo”, disse.

Participantes da Sureg BH


Texto: Janis Morais, Ix Chel de Carvalho e Pedro Henrique Santos
Fotos: GEHITE Belo Horizonte
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(21) 2295-4646