segunda-feira, outubro 8

Reunião técnica discute mapeamento da geodiversidade em Salvador

Funcionários se reúnem para discutir a execução dos mapas em Salvador.


Com o objetivo de discutir a metodologia e a execução dos Mapas de Geodiversidade, a Divisão de Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) se reuniu na Superintendência Regional de Salvador, durante os dias 17 e 21 de setembro.

Os mapas serão lançados até dezembro de 2018 e contam com uma metodologia específica para áreas com menor extensão territorial. Suas escalas variam entre 1:50.000 e 1:100.000.

De acordo com a geóloga Maria Angélica Barreto Ramos, nesta nova fase o mapeamento apresenta um expressivo aprimoramento na qualidade da informação geocientífica a ser fornecida, “tanto devido à escala de análise mais detalhada, quanto pela metodologia de mapeamento mais completa e refinada, que considera, além das coberturas superficiais, o processo intempérico ao qual as rochas são submetidas”, afirmou a pesquisadora.

Estiveram presentes na reunião pesquisadores do GATE, GEREMI e DEGEO em Salvador, e representantes das Superintendências de Belém, Recife, Residência de Teresina e do escritório do Rio de Janeiro.

A previsão é que até dezembro seja lançado os mapas da geodiversidade das regiões metropolitanas do Distrito Federal, de Recife e da Ilha de São Luís. Também foi discutido o início da produção dos Mapas da Geodiversidade das regiões metropolitanas de São Paulo e da Bacia do Rio Munin no Maranhão.

Laryssa Oliveira
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400