segunda-feira, outubro 8

Lideranças da CPRM debatem atualização do Plano Estratégico da empresa

Durante o encontro foi debatida a atualização dos indicadores e metas do plano estratégico da instituição para os próximos cinco anos.

Olhar para o futuro. Esse foi o objetivo do Workshop de Atualização do Plano Estratégico, que reuniu no Escritório do Rio de Janeiro, lideranças da empresa, que juntas refletiram sobre os indicadores e metas do plano estratégico para os próximos cincos anos da instituição. 

A iniciativa busca consolidar o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) como instituição de Estado, focada em apresentar à sociedade produtos de qualidade que contribuam para o desenvolvimento das atividades do setor mineral brasileiro, a prevenção e mitigação das consequências dos desastres naturais, o aumento da disponibilidade hídrica, o ordenamento territorial, o uso sustentável dos recursos naturais e os valores públicos que norteiam as ações da empresa.

"Nos dias atuais a complexidade existente nos ambientes de negócios obrigam as organizações a manter planejamentos estratégicos integrados, flexíveis e adaptáveis, com um processo de atualização constante de forma que elas estejam aptas a compreender as mudanças necessárias”, destacou o diretor-presidente Esteves Colnago na abertura do encontro, que aconteceu no dia 1º de outubro.

Diretor-Presidente na abertura do Workshop no Rio de Janeiro
Colnago afirmou que a participação dos empregados nesse processo de revisão do planejamento estratégico traz como resultado um planejamento mais realista.   O diretor-presidente lembrou que o plano estratégico é uma “importante ferramenta de gestão, que baliza a atuação da CPRM e que sua atualização será anual, conforme prevista na legislação.”

“É necessário que as organizações possuam objetivos estratégicos em várias perspectivas no que tange aos seus recursos humanos e tecnológicos, processos operacionais, valores ao cliente, numa gestão de resultados, e no cumprimento efetivo de sua missão através da perspectiva de valor público”, avaliou o diretor-presidente.

Ana Claudia Accioly, chefe da Superintendência de Planejamento, disse que é necessário que todos os empregados da CPRM tenham conhecimento dos objetivos da instituição para que se engajem e se mobilizem nesse processo de atualização. 

Ana usou a fábula dos três operários, do escritor francês Charles Péguy, como exemplo para explicar a importância de todos estarem alinhados em prol do mesmo objetivo. Segundo a estória um aprendiz de sábio ficou pensativo enquanto observava três operários: Sem se conter, aproximou-se do primeiro e perguntou:

- Boa tarde. O que o senhor faz?
- Estou assentando tijolos. Disse o primeiro operário.  

 Depois foi até o segundo e fez a mesma pergunta:

 Boa tarde. O que o senhor faz?
- Estou levantamento uma parede. Respondeu o homem.

 Finalmente, se dirigiu ao terceiro trabalhador:

- Boa tarde. O que o senhor faz?
O pedreiro levantou a cabeça e, com um olhar cheio de orgulho, respondeu:
- Estou construindo a Catedral de Londres, cavalheiro.

“Qual desses trabalhadores tem clareza do que está fazendo? Precisamos que todos estejam conscientes sobre a forma que seu trabalho reflete no futuro da empresa.  Para isso é importante alinhar o Programa Anual de Trabalho (PAT) ao planejamento estratégico”, explicou Ana.

Encontro teve a participação de representantes das diretorias
A consolidação dos indicadores e metas está sob a responsabilidade do Grupo de Trabalho que reúne representantes das diretorias, bem como uma representante indicada pela CONAE.  Após a consolidação da versão final do Plano Estratégico, com seus Indicadores e Metas, esse material será levado para validação da Diretoria Executiva e Conselho de Administração.


A implementação desse modelo de gestão, baseado em indicadores claros, metas mensuráveis e auditáveis e gestão de resultados busca promover um processo de mudança com transparência para que a empresa possa se adequar a nova realidade e  enfrentar os desafios  dos próximos anos. 

Clique aqui e confira a galeria de fotos.

Warley Pereira
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400