quinta-feira, outubro 11

Palestra no escritório do Rio de Janeiro promove reflexão sobre a arte de ser feliz

Palestra reuniu empregados do escritório do rio de Janeiro para uma reflexão coletiva

Viver não dói, o que dói é a vida que não se vive.  Você já parou para refletir sobre seus relacionamentos? Propósitos de vida? E o que te faz feliz? Não precisa responder agora. Faça uma pausa. Respire profundamente...  Pense um pouco.  Depois continue lendo o texto. Não tenha pressa. 
Sempre faço cobertura de eventos no Salão Nobre, no escritório do Rio de Janeiro. Mas nunca tinha visto uma plateia tão presente. Atenta ao que era falado e lhes tocava lá no fundo.  Observei olhos marejados, choros contidos.  Sorrisos largos. Um misto de sentimentos que foram aflorando a cada história que era contada.

Leila Ferreira durante palestra que
emocionou empregados e colaboradores
A palestrante era a jornalista e escritora mineira Leila Ferreira, que apresentou sobre a arte de ser feliz. Logo no início disse com sua voz suave, que não tinha a receita para a tal felicidade, mas que gostaria de conversar, compartilhar com a plateia suas histórias de vida.

A cada história compartilhada: infância humilde, alcoolismo na família, depressão, trabalho, amor pela mãe, Leila foi cativando e criando uma empatia com o público que se identificou com sua história de vida.  
Leila disse que a leveza não significa ausência de problemas porque eles fazem parte do existir. “Esperamos a felicidade com letras maiúscula e nos esquecemos de viver os momentos de felicidade que a vida nos oferece. A vida é a soma dos nossos relacionamentos e a arte de conviver é fundamental para a qualidade de vida”, disse Leila.

Palestra foi um momento de pausa e
interação dos empregados do Rio de Janeiro
A jornalista também falou sobre o vício da pressa e correria cotidiana. Da obsessão que a sociedade moderna tem em não perder tempo. “Nessa pressa esquecemos de cultivar afetos. Precisamos fazer perguntas.  Que tipo de pai, chefe, amigo, filho, marido ou esposa eu sou?   A plateia em silêncio capitulava cada palavra.

Leila comentou ainda que é preciso pausas e do silêncio para reflexões que irão nos ajudar a termos uma vida mais equilibrada no trabalho. Citando o Barão de Itararé disse: “a única coisa que a gente leva da vida é a vida que a gente leva”.
 O que os empregados acharam da palestra? “Eu percebi que todo mundo que estava na palestra sentia que era necessário  aquela conversa, até mesmo, porque é importante ter empatia em todo ambiente, ainda mais na área de trabalho. Percebi que todo mundo saiu de lá mais renovado, mais leve. Acho que é importante trazer essas questões tanto para pessoas que estão aqui há anos, quanto para aquelas que estão chegando agora, como eu”, avalia a estagiária Larissa Brandão, da DIREIN.

Empregados durante a palestra no Rio de Janeiro
A secretária Francinete Santos do DERID acredita que só não vai tirar proveito da palestra quem for muito “cabeça-dura”, porque “foi uma experiência muito única”. Já para Placidino Fagundes, da DAF,  a mensagem que Leila passou é extremamente importante para todos os funcionários, em especial, para ele, que está saindo da empresa no PDISP.

“Sempre busquei nesses anos todos ter uma boa relação com os meus colegas de trabalho. Leila tocou profundamente nas pessoas que estavam presentes. Eu fiquei impressionado porque o Salão Nobre estava lotado e eu não vi ninguém sair antes da palestra terminar.”

Ao final da palestra teve sorteio e
autografo de o ultimo livro lançado por Leila
Para Ana Barandas,  do Lamim  a  palestra foi sensacional.  “A melhor palestra da minha vida. Fiquei com vontade de ser amiga dela e no fim abraçar, beijar e agradecer por aqueles momentos. Ri muito, mas também chorei muito. Espetacular! Adorei! Estou leve e feliz por mais palestras assim”.

Diego Panazio Zeitune  da  DIDEHU Parabenizou  todos que participaram, direta ou indiretamente, na “prazerosa apresentação da  Leila Ferreira. A palestra foi bem estruturada, cativante, objetiva e contou com a criatividade, o bom humor e o carisma da jornalista, que conseguiu despertar ideias e reflexões no público presente. Na minha opinião, o ‘brilho nos olhos’  com que a palestrante se apresentou fez toda diferença para que a palestra se tornasse simplesmente fantástica.

Fernanda Machado da   DIDEHU, destacou   que eles  receberam  diversos comentários das unidades regionais  elogiando a iniciativa. “ Agradecemos a todos vocês por essa oportunidade, nesse mundo corrido em que vivemos, não é fácil mantermos um controle emocional na sua plenitude.   A Residência de Teresina parabeniza todos vocês por esse tipo de iniciativa.  Se puderem mandem uns livros pra gente, todos estão curiosos”, disse   Alexey Ataide Peixoto  da  RETE.

Juliano Oliveira diretor de Administração e Finanças destaca que a iniciativa de  promover palestras com foco  nas pessoas  busca despertar  nos empregados o sentimento de pertencimento  e identidade com os valores da CPRM, além de proporcionar uma reflexão coletiva sobre a qualidade dos relacionamentos  no ambiente de trabalho.

Diretores prestigiaram a palestra promovida
pelo Departamento de Recursos Humanos



Confira a galeria de fotos do evento aqui.

Warley Pereira
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400