terça-feira, setembro 4

CPRM participa de encontro dos serviços geológicos ibero-americanos na Argentina

Diretor-presidente Esteves Colnago, Maria Glícia Coutinho e José Leonardo Andriotti na 24ª assembleia-geral da ASGMI (Foto: Segemar)



O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou, entre os dias 27 e 31 de agosto, da Assembleia Geral Ordinária da Associação de Serviços de Geologia e Mineração Ibero-Americanos (Asociación de Servicios de Geología y Minería Iberoamericanos- ASGMI), em Salta, na Argentina. A entidade reúne representantes dos vários serviços de geologia na América Latina, Espanha e Portugal. O diretor-presidente da CPRM, Esteves Colnago, representou o Brasil, juntamente com o diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM), José Leonardo Andriotti e a chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais (Assuni), Maria Glícia Coutinho.


O encontro teve como tema principal a recuperação ambiental de áreas degradadas pela mineração. No encontro, o diretor de Geologia e Mineração proferiu palestra sobre o projeto que a CPRM desenvolve em Santa Catarina e, aproveitando oportunidade aberta no encontro, palestrou também sobre a presença da CPRM no PPI. A reunião organizada pelo Serviço de Geologia e Mineração da Argentina (Segemar) recebeu representantes da Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai.

A Assembleia da ASGMI foi realizada junto ao 15ª Simpósio da Associação Internacional sobre Gênese dos Depósitos Minerais (Internacional Association on Genesis of Ore Deposits – IAGOD), evento realizado primeira vez na América Latina. Durante os dias do encontro, o chefe da DGM e a chefe da ASSUNI mantiveram encontros de trabalho com equipe da Segemar e também do USGS. Na reunião com o Serviço Geológico do Estados Unidos também participou o assessor da DGM Evandro Klein, que se encontrava em Salta, participando do encontro da IAGOD, juntamente com o geólogo Felipe Mapa, da SUREG-SP.

Na sexta-feira, os técnicos presentes no encontro da ASGMI fizeram viagem de campo, onde visitaram área de recuperação ambiental da mina de Concórdia (Pb/Ag/Zn), em San Antonio de los Cobres, e também Salinas Grandes, salar de lítio, além de paradas para exposições sobre a geologia regional da região, guiados por geólogo do Segemar.

A ASGMI visa o fortalecimento institucional, intercâmbio de experiências e cooperação internacional nas áreas e tarefas dos serviços geológicos promovendo o conhecimento geocientífico e a valorização dos recursos minerais de interesse econômico.

A IAGOD é uma associação internacional que promove a cooperação internacional no estudo da gênese dos depósitos minerais. Promove simpósios realizados a cada quatro anos. Possui representantes de vários países e associações da sociedade para Geologia Aplicada a depósitos minerais, Sociedade Geólogos Economistas, Associação Européia de Geoquímica e União Internacional de Ciências Geológicas, entre outras.




Janis Morais
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400