segunda-feira, setembro 10

CPRM/SUREG-GO recebe estudantes do Colégio Simetria


Apresentação do pesquisador Eduardo Rezende: geologia geral
A Superintendência Regional de Goiânia recebeu na manhã do dia 03/09/2018 a turma do 1º ano do 2º grau do Colégio Simetria, situado no Bairro Feliz em Goiânia (GO).

Esta visita, coordenada pelo professor de geografia Paulo Henrique Gomes da Silva, teve como objetivo mostrar aos alunos algumas áreas de trabalho do Serviço Geológico do Brasil, através de apresentações das equipes de Geologia e Recursos Minerais, de Risco Geológico, de Água Subterrânea e de Hidrologia.

Na área de geologia e recursos minerais alguns conceitos básicos e de interesse coletivo foram abordados pelo geólogo Eduardo Rezende, seguido de uma aula prática sobre minerais e rochas. Nesta abordagem, os estudantes tiveram a oportunidade de visualizar lâminas petrográficas no microscópio, cristais de zircão na lupa binocular e de comparar os níveis de radioatividade das rochas com o cintilômetro portátil. A pesquisadora Sheila Knust mostrou um mapa geológico finalizado, e destacou a utilização de ferramentas de sensoriamento remoto utilizadas na etapa pré-campo (fotos aéreas, imagens de satélite e de geofísica), incluindo a prática no estereoscópio de mesa com as fotos aéreas.
Aula prática sobre minerais e rochas

A equipe de risco, composta pelos pesquisadores Vivian Fernandes, Rodrigo Fernandes e Deyna Pinho, mostraram aos alunos alguns vídeos de desastres naturais no Brasil e no mundo, seguido do conteúdo da “Cartilha Comunidade Mais Segura” da CPRM.

O geólogo Maurício Rocha apresentou o vídeo institucional da ANA sobre hidrogeologia e fez um experimento prático no qual ressaltava a diferença de permeabilidade em diferentes tipos de rocha.

Na sequência, o engenheiro hidrólogo José Alexandre Pinto Coelho Filho discorreu sobre a necessidade do monitoramento das variáveis hidrológicas para o conhecimento e gerenciamento dos recursos hídricos no Brasil.

Apresentação da equipe de risco

Segundo o professor Paulo Henrique, a visita foi muito além da expectativa inicial. A didática dos palestrantes e o conteúdo exposto despertou muito interesse e curiosidade dos alunos, criando inclusive interesse profissional na área de Geologia.

“Ficamos muito empolgados com esta visita e quero fazer uso mais vezes do ambiente super didático do Serviço Geológico do Brasil. Saio muito satisfeito e realizado e este também é o sentimento de nossos alunos. Agradeço toda equipe que nos proporcionou um dia magnífico de conhecimento científico, que vai fazer toda diferença na vida dos nossos alunos”, disse Paulo Henrique.

Apresentação e prática sobre hidrogeologia