segunda-feira, setembro 10

CPRM participa da V Feira Internacional das Esmeraldas de Campos Verdes (GO)

O geólogo Joffre Valmório falou sobre a geologia da região
A cidade de Campos Verdes (GO) recebeu, no dia 01 de setembro, a V Feira Internacional das Esmeraldas. Os geólogos da CPRM/SUREG-GO apresentaram palestras técnicas no evento que foi promovido pela Prefeitura de Campos Verdes e contou com o apoio do Governo do Estado e da Cooperativa dos Mineradores e Garimpeiros de Esmeralda de Campos Verdes COOP-CAMP. 

O geólogo Joffre Valmório de Lacerda Filho apresentou a palestra “Potencial Geológico do Garimpo de Esmeraldas de Campos Verdes”, na qual discorreu sobre a geologia da região e os principais controles das mineralizações de esmeralda. Ressaltou a importância de implementar ações com o objetivo de viabilizar a retomada das atividades de pesquisa, extração e beneficiamento das esmeraldas. Para o pesquisador, a retomada da produção de esmeraldas trará diversos benefícios para a população da região, pois possibilita a inserção da região no contexto do comércio nacional e internacional de gemas, além de fomentar o turismo na região norte de Goiás.

A palestra “A Importância da Mineração no Brasil” apresentada pelo geólogo Francisco Sene Rios fez uma abordagem da mineração no Brasil no passado, no presente e as perspectivas futuras do setor. Também falou sobre os problemas que a área enfrenta e os empecilhos que fazem com que o país não se torne uma grande potência mineral apesar do seu potencial, como a dificuldade em agregar valor aos produtos finais.

A participação da CPRM no evento buscou contribuir com o Arranjo Produtivo Local (APL) de Gemas e reafirmar sua importância para o desenvolvimento regional, incitando pesquisas futuras que possibilitem o avanço no conhecimento geológico e de novas descobertas desse bem mineral.

Para mais informações, acesse o site do evento: http://feiradasesmeraldas.com.br/site/

Banner do evento disponível no site
Laryssa Oliveira
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400