segunda-feira, setembro 3

CPRM testa utilização de VANT em rotinas de campo


Sureg Fernando e equipe acompanhando demonstração de VANT em campo.

O projeto de Recuperação Ambiental da Bacia Carbonífera desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) foi escolhido para avaliação da utilização de levantamentos com Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) nas rotinas de campo. Estiveram reunidos para realizar os testes, no período de 27 a 30 de agosto, o chefe da Divisão de Cartografia da empresa (DICART-ERJ), Fabio Silva da Costa, o analista Rubens Esteves Kenup da DICART-ERJ, a equipe de cartografia e geoprocessamento da Gerência de Informações Geocientíficas (GERINF-PA) da Superintendência Regional de Porto Alegre (SUREG-PA),  o chefe do Núcleo de Criciúma, Marlon Hoelzel e sua equipe e o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial (GEHITE-PA), Diogo Rodrigues Silva.

Na ocasião, o superintendente Regional (SUREG-PA), Fernando Henrique Kohlmann Schwanke e pesquisadores e técnicos da GEHITE-PA e da gerência de geologia e recursos minerais (GEREMI-PA) também acompanharam os trabalhos. Integrantes do Grupo Técnico Interministerial reunidos na região também estiveram presentes no momento do sobrevôo em duas áreas do projeto.

Além da demonstração da utilização do VANT/drone DJI Phantom 4, adquirido pelo Serviço Geológico do Brasil, em campo e no escritório (pós-processamento), foi acompanhada demonstração de sobrevoo com VANT, de projeto e fabricação nacionais, em uma das áreas, para testes metodológicos.

A rapidez e qualidade dos produtos gerados, notadamente do mosaico e do modelo digital de superfície, surpreenderam positivamente o grupo de pesquisadores, analistas, técnicos e gestores, validando a utilização das novas tecnologias nas atividades rotineiras da instituição.

Marlon, Fabio, Rubens e Diogo portando o VANT/drone utilizado no sobrevoo

Preparação para o sobrevôo pilotado pelo analista Rubens, acompanhado pela equipe da CPRM (Fabio e Ricardo) e engenheiro Zancán da Agência Nacional de Mineração (ANM)

Mosaico e linhas de vôo de uma das áreas sobrevoadas com o VANT/drone da CPRM


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
(61) 2108-8400