segunda-feira, setembro 3

CPRM e ANA promovem XVII curso internacional de medição de vazão em grandes rios em Manacapuru, no Amazonas

Participantes após a finalização do curso

Foi na maior bacia hidrográfica do mundo, em termos de área, extensão e descarga de sedimentos, que 38 pesquisadores e técnicos em Hidrologia receberam a capacitação de medição de “descarga líquida” promovida pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Agência Nacional de Águas (ANA), em Manacapuru (AM). O curso teve início no dia 24 de agosto e término no dia 1 de setembro.

Participaram da abertura do treinamento pela CPRM o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Antônio Bacelar, o superintendente Regional de Manaus, José Maia, e o chefe do Departamento de Hidrologia, Frederico Peixinho. Já pela ANA compareceram à cerimônia o superintendente Marcelo Medeiros e o consultor Valdemar Guimarães.

Na abertura do evento, que ocorre há 17 anos, Peixinho e Medeiros destacaram o caráter pioneiro e desbravador da CPRM na implementação da Hidrologia na Amazônia, assim como o valor e a importância que representam o dado hidrológico no contexto do conhecimento hídrico nacional, respectivamente.

Samara Lopes, uma das três embarcações utilizadas durante o treinamento
“É importante que esse conhecimento seja divulgado para a sociedade e que todos esses dados sirvam de base para as decisões governamentais. A participação de instituições internacionais, como a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), demonstra credibilidade da CPRM e ANA como órgãos competentes para a coleta e processamento desses dados”, destacou Maia.
 
A capacitação contou com aulas práticas e teóricas. Foram abordados os seguintes temas: apresentação da estação de Manacapuru, que foi fundada em 1972 e é considerada uma estação modelo; atividade de nivelamento de réguas linimétricas; e a medição de vazão pelos métodos do barco ancorado, barco não ancorado e acústico com a tecnologia Acoustic Doppler Current Profiler (ADCP).

O público do curso foi composto por profissionais e pesquisadores da área de monitoramento dos recursos hídricos de norte a sul do país, atuantes na CPRM, ANA, secretarias estaduais, empresas privadas e universidades. Também houve a participação de alunos estrangeiros vindos da Venezuela, Peru, Equador, Paraguai, Guiana, Colômbia, Bolívia e Suriname. Tradutores auxiliaram os participantes.

Segundo Alice Castilho, coordenadora executiva do Departamento de Hidrologia, um Serviço Geológico tem como atribuição fazer um levantamento dos recursos hídricos de um país.  Há 49 anos a CPRM desenvolve esse trabalho de monitoramento dos rios.

“Hoje, a vazão do Rio Solimões é de 100.000m³/s. O que equivale a 100 mil caixas d’água de 1.000 litros. Essa vazão é mais do que suficiente para abastecer todo o planeta. As nossas equipes estão sendo treinadas para justamente monitorar rios grandiosos dessa natureza. Os dados do monitoramento são utilizados para dimensionamentos de captação de água, irrigação, geração de energia elétrica e para operação dos sistemas de alertas”, ressalta Castilho.

Equipamento Acoustic Doppler Current Profiler (ADCP)

No penúltimo dia do treinamento (31/8), ocorreu a apresentação dos resultados das atividades práticas e teóricas, entrega de certificados e uma avaliação geral sobre o que os concluintes aprenderam. “Tudo que aprendi no curso espero transmitir aos meus companheiros de trabalho. E isso permitirá fortalecer o conhecimento para eles também. Desejo que possamos ser um pouco mais precisos com a medição que nós realizamos no rio do interior do meu país”, destacou o colombiano Fabio Andrés Cabrera.


O Serviço Geológico do Brasil já capacitou aproximadamente 120 profissionais do quadro técnico da instituição em todas as edições do curso. Nesta edição, 70 pessoas trabalharam em função da viabilidade do treinamento.

“A Amazônia nos une aos países da América do Sul que vêm à Manaus para trocar experiências e discussões dessa ciência tão importante, pois a água é o bem mais precioso e precisa ser compartilhado e respeitado”, ponderou Bacelar.

Clique aqui e confira a galeria de fotos!



Monitoramento dos dados recebidos pelo método acústico
Equações matemáticas são essenciais para a medição de descarga líquida em grandes rios
Seis grupos foram formados para desenvolver as atividades práticas e teóricas

Carla Machado e Pedro Henrique Santos
Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil (CPRM)
(61) 2108-8400