quinta-feira, setembro 13

CPRM realiza curso de Cenários Aplicados ao Planejamento Estratégico Territorial em Salvador

Participantes criaram cenários a partir dos conhecimentos teóricos do curso.

Durante os dias 27 a 31 de agosto de 2018 foi realizado o curso “Cenários Aplicados ao Planejamento Estratégico Territorial” em Salvador, ministrado pelo geólogo Valter Marques da SUREG-BE. O curso tem como objetivo apresentar e transmitir parte do conhecimento sobre cenários, adquirido ao longo dos mais de quarenta anos de atuação na CPRM.

Participaram do curso os funcionários das Superintendências Regionais de Salvador, Belo Horizonte, Belém e do Escritório do Rio de Janeiro, além de um geólogo da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral - CBPM. Durante o evento foram tratados diversos tipos de cenários, tanto no âmbito mundial quanto local.  Como atividade prática os participantes elaboraram dois cenários, o primeiro sobre “O futuro do Serviço Geológico do Brasil” e o segundo sobre o “Aquífero Urucuia na Bahia para os próximos 20 anos”.

Gustavo Carneiro, pesquisador e Gerente de Infraestrutura Geocientífica, afirmou que o curso “gera uma visão integrada das variáveis ambientais, econômicas e sociais atuantes sobre os geossistemas” e lembrou a importância de debater e apontar caminhos alternativos, tendo em vista o contexto de mudanças e incertezas que vivemos. 

No final do evento, a Superintendência prestou uma homenagem ao geólogo Valter Marques e à geóloga Suely Serfaty Marques, concedendo uma placa de reconhecimento. Para a homenagem estiveram presentes o Superintendente de Salvador, José Ulisses Bandeira Pinheiro, e os ex-empregados da SUREG-SA José Carlos Vieira Gonçalves e Inácio de Medeiros Delgado.

Laryssa Oliveira
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400