quinta-feira, agosto 30

Palestra do Programa de Integridade da CGU reúne empregados no Escritório do Rio de Janeiro


Carla Arêde expôs o passo-a-passo para a implantação do Programa de Integridade
Com o objetivo de conhecer o Programa de Integridade da Controladoria-Geral da União (CGU), o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) recebeu a palestra de Carla Cristina Arêde, Auditora Federal de Finanças e Controle, na terça-feira (28). Esse dia de treinamento foi promovido pelo Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos (CGRC), com o apoio da área de treinamento do DERHU, no Salão Nobre do Escritório do Rio de Janeiro (ERJ).

O evento contou com a participação de Juliano de Oliveira, Diretor de Administração e Finanças (DAF), que comentou na abertura sobre a importância da Governança, seus processos e boas práticas na gestão das Estatais. O Conselho de Administração foi representado por seu presidente, Otto Bittencourt e pelo conselheiro Cássio Roberto da Silva. Também estiveram presentes, os representantes da Governança, da Corregedoria, Ouvidoria, Comissão de Ética, COJUR, GAPRE, SUPLAM, AUDITE, SEGER, DERHU, DECOF, DEAMP, SERAFI-RJ, DEHID, dentre outros setores.

O Programa de Integridade foi instituído pela  Portaria/CGU nº 750, em 2016, e funciona como uma ferramenta de governança. A iniciativa tem como objetivo promover medidas para prevenir, detectar e punir atos de corrupção e desvios de conduta.

Para Arêde, o Programa de Integridade abrange a Alta Administração, empregados, parceiros e todos que se relacionam com a empresa, de forma igualitária.
Após introduzir o tema, Carla Arêde destacou a estrutura do programa, explicando os quatro eixos base: comprometimento e apoio da alta administração; unidade responsável e instâncias de integridade; gerenciamento dos riscos à integridade; e estratégias de monitoramento contínuo.  Ela abordou ainda questões sobre Ética e Conduta e canais de denúncia, que foram debatidas pelos participantes.

Para a auditora, o principal desafio é implantar uma verdadeira cultura de integridade na empresa. Nesse sentido, o programa promove o comportamento ético dos colaboradores através de ações realizadas pela alta administração, além da atuação de órgãos como a Comissão de Ética e a Ouvidoria da empresa.
__


Conheça a definição na íntegra do Programa de Integridade, de acordo com o Decreto n° 8.420/2015, artigo 41:

"Programa de Integridade consiste, no âmbito de uma pessoa jurídica, no conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e na aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta, políticas e diretrizes com o objetivo de detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública, nacional ou estrangeira".
  
Quer conhecer o Programa de Integridade da CGU? Acesse  o documento completo no link 

O Salão Nobre do ERJ reuniu empregados durante todo o dia para a palestra

Cibele Pixinine
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400