quinta-feira, maio 24

Palestra traz exemplos do universo infantil para falar sobre mineração



Geólogo Jaime Barbosa explica o mapa geológico para os alunos

Personagens do universo infantil e exemplos de atividades mineiras localizadas na região foram algumas das estratégias utilizadas pelo geólogo Jaime dos Passos de Oliveira Barbosa do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) para mostrar a importância da mineração para os alunos de 7 a 8 anos da escola Centro de Serviços Educacionais do Pará (CESEP).



A palestra “A Importância da Mineração para a Sociedade” foi apresentada no dia 18 de maio e destacou como a atividade mineral gera produtos fundamentais à vida e ao conforto da vida moderna. Foram utilizados exemplos das atividades exploratórias em minas de Caulim, Ferro e Cobre situadas no estado do Pará.

Foi também ressaltado o papel da atividade de mapeamento geológico como ferramenta crucial para a tomada de decisões das empresas de mineração e do público em geral. Os alunos tiveram contato com imagens das atividades de campo da CPRM, assim como os instrumentos necessários à prática geológica, como bússola, martelo, lupa, imã, amostras de rocha e, por conseguinte, um mapa no formato impresso.

Para levar o mundo real da mineração para o universo infantil, foram utilizados exemplos de personagens da literatura mundial como os Sete Anões – mineradores por excelência de pedras preciosas – assim como a animação “Dora a aventureira” a qual sempre consulta um mapa para tomar importantes decisões, além é claro, do mundialmente conhecido game “Minecraft”, o qual ressalta a necessidade da busca de matérias-primas na natureza para que sejam transformadas em bens necessários à vida da sociedade.

Segundo Jaime, “o grande interesse dos alunos e a receptividade das professoras e coordenação nos faz perceber a importância do projeto ‘O Serviço Geológico nas Escolas’”, explicou.
 
Alunos, professores e geólogos que participaram da palestra





Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br