quinta-feira, março 22

Serviço Geológico do Brasil lança Mapa Tectônico da América do Sul em SIG





A Nova versão do Mapa Tectônico da América do Sul será apresentada na forma de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) permitindo maior interatividade por meio de um banco de dados em formato digital que conta com informações de cerca de 8 mil polígonos. Também será possível baixar o mapa em celulares ou tablets.



Para apresentar o SIG, a CPRM reúne na terça-feira, dia 27/03, no Escritório do Rio de Janeiro, pesquisadores envolvidos na elaboração do projeto de cooperação técnica internacional, coordenado pela Comissão do Mapa Geológico do Mundo (Commission of the Geological Map of the World - CGMW).

O SIG conta com informações geológicas, geocronológicas e geofísicas, além de outros temas relevantes, que permitem a apresentação, na forma de cores e tramas, das idades e do ambiente original de formação das rochas e sedimentos do continente Sul Americano e das áreas oceânicas adjacentes.

“Na área ocupada pela cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, o SIG nos indica que as rochas foram formadas entre 700 e 540 milhões de anos atrás e que a atual “calmaria“ geológica esconde um passado de turbulências com prováveis terremotos, altas cadeias de montanhas e oceanos que foram totalmente fechados e extintos”, explica a pesquisadora em geociências da CPRM, Lêda Maria Fraga.

Ao utilizar a tecnologia SIG, o mapa integra dados provenientes de diversas fontes e permite consultar e analisar informações espacialmente referenciadas, que podem ser combinadas e dar origem a novos mapas. Elaborado em escala 1:5.000.000, o SIG é produto da parceria entre o Serviços Geológicos do Brasil (CPRM) e da Argentina (SEGEMAR), com a colaboração de cientistas de todos os países da América do Sul, sob a coordenação continental dos pesquisadores Umberto Cordani, da Universidade de São Paulo (USP), e Victor Ramos, da Universidade de Buenos Aires (UBA).

A coordenação adjunta foi realizada por Lêda Maria Fraga (CPRM), Marcelo Cegarra (SEGEMAR) e Inácio Delgado (na CPRM até 2011). As informações sobre as áreas oceânicas adjacentes (offshore areas) foram integradas por Kaiser de Souza (na CPRM até 2014) e Francisco Edson M. Gomes (CPRM).

O Mapa estará disponível para download no site da CPRM no dia 26 de março e, posteriormente, na plataforma One Geology, que permite acesso via web a mapas geológicos e outros dados geocientíficos de diferentes naturezas no contexto global.

Histórico - A decisão de preparar uma nova edição do Mapa Tectônico da América do Sul na escala de 1: 5 000 000, em formato digital, utilizando a tecnologia SIG, foi aprovado pela Assembleia Geral da Comissão do Mapa Geológico do Mundo (CGMW), realizada em Paris em 2002. O trabalho começou em 2004 e durante mais de uma década contou com a colaboração de dezenas de pesquisadores com reuniões científicas nacionais e internacionais além do apoio técnico de inúmeros especialistas da CPRM e do SEGEMAR.

Inicialmente, foi elaborada uma nova base geográfica georreferenciada da América do Sul com o uso de imagens TM e SRTM. Posteriormente, foi elaborada uma base geológica a partir da harmonização e atualização dos dados disponíveis para todos os países do continente, bem como para as regiões oceânicas adjacentes, e foram então compiladas as informações mais relevantes. Essa base de dados de abrangência continental permitiu a elaboração do Mapa Tectônico ora apresentado em SIG, que sintetiza o estado da arte sobre o conhecimento da evolução tectônica do continente sul-americano.

Confira a programação:

14h - 14h20 - Abertura, pronunciamento dos representantes institucionais da CPRM e do SEGEMAR.

14h20 - 14h40 - O Mapa Tectônico da América do Sul - Histórico do conhecimento e relevância no cenário global das Geociências - Carlos Schobbenhaus (CPRM).

14h40 - 15h - O papel fundamental dos Serviços Geológicos do Brasil e da Argentina e a contribuição de outros serviços geológicos e do meio científico-acadêmico - Lêda Maria Fraga (CPRM) e Inácio de Medeiros Delagado.

15h - 15h20 - Uma legenda unificada para contar a história da evolução tectônica do continente sul-americano - o grande desafio - Umberto Cordani (USP) e Victor Ramos (Universidade de Buenos Aires) coordenadores continentais.

15h20 - 15h40 - Apresentação do SIG do Mapa Tectônico da América do Sul - Lêda Maria Fraga (CPRM) e Umberto Cordani (USP).

15h40 - 16h – Encerramento.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400