quinta-feira, janeiro 18

Serviço geológico do Brasil vai lançar revista técnica sobre geociências


A iniciativa aprovada pela Diretoria Executiva busca divulgar a produção geocientífica não apenas dos pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil, como também de instituições de pesquisa e acadêmica. A primeira edição da publicação Journal of the Geological Survey of Brazil  será em abril.


“A ideia não é nova, já surgiu outras vezes, a diferença é que agora a proposta foi endossada por vários pesquisadores e pela Diretoria Executiva que deseja estimular a produção científica dos pesquisadores da instituição”, conta o editor chefe da revista, Evandro Klein, assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais, responsável pela coordenação do projeto, que envolve dezenas de outros profissionais de dentro e de fora da empresa.

Klein explica que o objetivo do Journal of the Geological Survey of Brazil   é difundir a produção geocientífica brasileira no exterior, por isso a publicação será em inglês. “A ideia e torná-la uma publicação de renome internacional, indexada e reconhecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)”.  

“O periódico tem como escopo publicar artigos sobre todas as áreas das Ciências da Terra, portanto a produção de conteúdo e elaboração dos artigos científicos envolve, sobretudo, as áreas de atuação da nossa empresa”. De acordo com Klein, 16 pesquisadores, sendo 10 do Serviço Geológico do Brasil, 04 de universidades brasileiras e outros 02 de universidades estrangeiras, fazem parte do corpo editorial da publicação.

Klein conta ainda que a equipe editorial  também terá a participação  da Diretoria de Relações Institucionais e Desenvolvimento, que é a responsável pela concepção da identidade visual, desenvolvimento e gerenciamento da plataforma eletrônica de submissão e hospedagem dos artigos e divulgação, além da formatação de bibliografia, tradução e diagramação das edições  do Journal of the Geological Survey of Brazil.

“Serão três edições anuais, a primeira em abril, depois agosto e dezembro. Saliento que o periódico só vai existir de fato e se tornar visível e importante se houver o interesse dos pesquisadores do SGB em divulgar a sua produção científica e que isso seja feito de forma regular. Nós do corpo editorial vamos contribuir para permitir que os trabalhos submetidos sejam revisados por especialistas nos temas, o que aumenta a qualidade e credibilidade dos artigos publicados” avalia Klein.

Se você tem um artigo relevante sobre geociências, a revista já está recebendo contribuições que devem ser enviados para o seguinte endereço: evandro.klein@cprm.gov.br

Clique aqui para visualizar as orientações para o seu artigo.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 

(61) 2108-8400