terça-feira, janeiro 16

Serviço Geológico do Brasil continua monitoramento da bacia do rio Acre

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou nesta quarta-feira, dia 17/01, boletim extraordinário do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do rio Acre (SAH Rio Acre). Os dados de monitoramento e de previsão fornecidos pelas estações automáticas de monitoramento operadas pela CPRM indicam estabilização do nível do rio Acre na capital Rio Branco devido as chuvas ocorridas no riozinho Rola nas últimas 24h. Em Assis Brasil o nível do rio continua subindo, porém lentamente. Em Brasiléia, o nível do rio Acre continua subindo rapidamente devido a onda de cheia que chegou de Assis Brasil. Em Xapuri o nível do rio voltou a subir, indicando a chegada da onda de cheia. 

Série histórica do nível do rio Acre no ponto de monitoramento em Rio Branco

Segundo o engenheiro Hidrólogo da CPRM Franco Turco Buffon, engenheiro de plantão pelo SAH Rio Acre, o modelo chuva-vazão do SAH-Acre indica que, pelas chuvas registradas até o momento, a tendência é de que a onda de cheia em Assis Brasil provoque aumentos significativos de níveis em todas as estações, devendo o seu pico atingir Rio Branco nos próximos quatro dias. Em Brasiléia foi observada a chegada da onda de cheia vinda de Assis Brasil e o nível do rio Acre está subindo rapidamente. ”Se a previsão se mantiver, é possível que a situação se agrave, acentuando a subida do nível do rio Acre e de seus afluentes durante a semana”, alertou. Lembrou ainda que na última semana foi observada uma onda de cheia que colocou o nível do rio Acre do nível de alerta em Rio Branco, e muito próximo do nível de atenção em Xapuri.

Os volumes de chuvas estão acima do esperado para esta época do ano em todos os pontos de monitoramento, com exceção de Rio Branco que apresenta volumes próximos dos normais. Em Rio Branco, o volume de chuvas esperado em janeiro é de 286,2mm e até o momento foi registrado 137,0mm (47,9% do total). Em Xapuri, o total esperado é 249,4mm, até o momento foi registrado 214,6mm (86,0% do total). Em Brasiléia, o total esperado é 239,2mm, até o momento foi registrado 186,8mm (78,1% do total). Em Assis Brasil, o total esperado é 258,5mm, até o momento foi registrado 231,8mm (89,7% do total).

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) já havia divulgado na segunda-feira, dia 15/01, boletim semanal do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do rio Acre (SAH Rio Acre).


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 

(61) 2108-8400