sexta-feira, novembro 24

Dia da Consciência Negra é comemorado no MCTer

Diógenes Campos em visita guiada com alunos da UERJ

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Museu de Ciências da Terra reinaugurou a exposição a “Mão Negra na Mineração”, com visita guiada pelo paleontólogo Diógenes Campos, no dia 23 de novembro.

A exposição retrata toda a história da chegada dos negros africanos na mineração, como mão-de-obra imprescindível na exploração de ouro e diamantes, o que pode ser considerada a forma mais penosa de  trabalho realizada pelos escravos.

“Os livros de Geologia só citam as contribuições europeia e norte-americana, nós do museu tivemos a ideia de mostrar o trabalho dos africanos  na atividade não de crescimento, mas na mineração propriamente dita. Em nossas pesquisas descobrimos que essa atividade dos negras era escondida. Com essa exposição queremos dizer que a exploração de ouro e diamante no século XVII foi realizada por mão-de-obra escrava, falou Diógenes Campos.

Durante a visita guiada, o MCTer recebeu o professor Mauro Cesar Geraldes, da Universidade do  Estado do Rio de Janeiro – UERJ, que trouxe alunos de Geologia para visitação. “Sempre uso a oportunidade de trazer os estudantes para conhecerem o museu porque ele possui a mais completa coleção de minerais do país. E, hoje, teremos uma visita alavancada com as explicações do professor Diógenes Campos”, finalizou.