quarta-feira, outubro 11

Diogo Rodrigues Silva é o novo gerente de Hidrologia e Gestão Territorial em Porto Alegre

O geólogo Diogo Rodrigues Silva tomou posse nesta segunda-feira, dia 9, como novo gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência Regional de Porto Alegre do Serviço geológico do Brasil (CPRM). Ele substitui o hidrogeólogo Marcos Alexandre de Freitas, que desempenhou a função por 5 anos e 7 meses. O ato ocorreu na presença de todos os empregados da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite) e da superintendente regional substituta, Ana Claudia Viero.

Sureg substituta Ana Claudia Viero, novo Gehite Diogo Rodrigues Silva e Marcos Alexandre Freitas

Na posse, Marcos Alexandre destacou que no período em que atuou na Gehite comandou, além da hidrogeologia, outras áreas de atuação da gerência como hidrologia e gestão territorial, o que propiciou um aprendizado. A gestão de pessoas foi outra experiência a destacar. Lembrou ainda que por ter sido superintendente substituto, teve uma visão ainda maior sobre a empresa “Neste período produzimos muito e isso foi muito positivo. Agora voltarei à área de hidrogeologia, em que sempre trabalhei, para colocar em prática o aprendizado da minha tese de doutorado e buscar novos projetos para CPRM, usando dessa experiência e da relação com pessoas e órgãos com quem trabalhamos, buscando novas parcerias”, afirmou.
O novo Gehite relatou as suas expectativas, afirmando que pretende dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido pela gestão anterior e manter a qualidade dos trabalhos. “Tenho como pretensão aumentar a integração entre as diversas áreas que compõe a gerência e fortalecer a relação interpessoal. Encaro esta oportunidade com um grande desafio, por esta ser uma das Gehites com maior número de colaboradores na CPRM”, declarou.
Breve currículo de Diogo Rodrigues Silva:

Graduado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2003 e obteve os títulos de Mestre em 2005 e Doutor em Geociências em 2011. Ingressou na CPRM no ano de 2007.  Ao ingressar, desenvolveu os projetos Geodiversidade do Estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e Mapa Hidrogeológico da Amazônia Legal. Atuou em diversos municípios do Brasil realizando trabalhos de setorização de riscos e suscetibilidade a movimentos de massa. Participou do programa de capacitação no Japão intitulado de “Sediment related disaster risk assessment & mapping for urban expansion planning in Brazil” promovido pela Agência de Cooperação Internacional (JICA).  Integra desde dezembro de 2011 a equipe de geologia de engenharia e riscos geológicos da CPRM, onde, em 2017, tornou-se Coordenador Executivo do Projeto Cartas de Suscetibilidade.