terça-feira, outubro 24

CPRM promove curso de Gestão Integrada de Águas na bacia PCJ em São Paulo

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) promoveu curso de Gestão Integrada de Águas e participou de painel sobre monitoramento de águas subterrâneas em evento promovido na bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) em São Paulo. O IV Workshop de Águas Subterrâneas, que teve como objetivo aprofundar o debate sobre o uso e a gestão das águas subterrâneas, foi realizado pelos Comitês das bacias dos rios PCJ e a Agência das Bacias PCJ e pela Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CT-AS) nos dias 25, 26 e 27 de setembro, no campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro.
Grupo de participantes do Curso de Gestão Integrada ministrado pela CPRM através dos hidrogeólogos Roberto Kirchheim e Andrea Franzini

O curso de Gestão Integrada de Águas, com duração de 8 horas, contou com a participação de mais de 70 técnicos e foi ministrado pelos hidrogeólogos Roberto Kirchheim e Andrea Franzini da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial da superintendência de São Paulo. Já a coordenadora executiva do Departamento de Hidrologia da CPRM Maria Antonieta Mourão foi palestrante na mesa redonda sobre monitoramento de águas subterrâneas.

Conforme salientam os hidrogeólogos Roberto Kirchheim e Andrea Franzini, a ideia de promover o evento surgiu diante da crescente demanda pelos recursos hídricos e ao aumento populacional nas Bacias PCJ – hoje com cerca de 5,5 milhões de habitante -, fatores que fizeram com que as águas subterrâneas adquirissem uma importância cada vez maior em nossa sociedade. Destacam ainda que a CT-AS dos Comitês PCJ tem se mobilizado, nos últimos anos, no sentido de propor ações voltadas à gestão dos recursos hídricos, à divulgação e avanço do conhecimento técnico-científico e aprimoramento das ações do Plano de Bacias PCJ 2010 a 2020. Ambos técnicos são membros da CT-AS da PCJ e representam a CPRM no Grupo de Trabalho GT Aquíferos juntamente com instituições como IPT, DAEE, CETESB, IG, USP e UNESP.

Palestra ministrada por Maria Antonieta Mourão na mesa redonda sobre monitoramento de águas subterrâneas