terça-feira, outubro 24

CPRM participa de reunião do Grupo Estratégico de Resposta do governo de Minas Gerais

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou no dia 19 de outubro da primeira reunião do Grupo Estratégico de Resposta (GER) para o período 2017/2018, cuja finalidade é promover a mobilização e ação coordenada dos órgãos envolvidos durante o período chuvoso no estado de Minas Gerais. 

CPRM participa de reunião do Grupo Estratégico de Resposta (GER) em MG

O encontro ocorreu na Cidade Administrativa, sede do governo estadual, e foi presidido pelo chefe do Gabinete Militar do Governador, Cel. PM Fernando Antônio Arantes, que destacou a importância do envolvimento e integração entre as instituições que constituem o GER na efetividade das ações de prevenção e resposta aos eventos adversos causados pelas chuvas.
O grupo é integrado por representantes do Gabinete Militar do Governador, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e das secretarias Geral, de Governo (Segov), de Saúde (SES), de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), de Transporte e Obras Públicas (Setop), de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (SEDPAC), de Segurança Pública (SESP). Compõem o grupo ainda o Departamento de Edificações Estradas de Rodagem (DEER), Cemig, Copasa, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Comando de Aviação do Estado (Comave), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Durante a reunião foram apresentadas algumas informações estatísticas relacionadas aos desastres provocados pelas chuvas dos últimos anos no estado, bem como as medidas de enfrentamento promovidas pelo grupo. Além disso, também foram abordados temas importantes para a organização das ações de resposta relacionadas ao período chuvoso atual, que se estende até o mês de março de 2018.

A CPRM foi representada pelo Coordenador Executivo do Departamento de Gestão Territorial, Julio Cesar Lana, que ressalta a importância da parceria entre o Serviço Geológico do Brasil e a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais. “Nos últimos anos, além de desenvolver trabalhos que contribuem com o ordenamento territorial, a CPRM vem prestando auxílio às Defesas Civis durante a temporada de chuvas, principalmente na avaliação de risco geológico remanescente, em áreas afetadas por processos de movimentos de massa”, informou.